PUBLICIDADE

Publicidade

Sem Usain Bolt, IAAF anuncia candidatos ao prêmio de melhor do ano

Jamaicano se aposentou do esporte com um bronze no Mundial de Londres

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Sem o nome de Usain Bolt, a IAAF anunciou nesta segunda-feira a lista dos candidatos ao prêmio de melhor esportista de atletismo do ano. O jamaicano, que já faturou a honraria seis vezes, ficou de fora da relação por conta do desempenho decepcionante no Mundial de Londres, em agosto deste ano.

+ Bolt prevê que seus recordes vão durar por até mais 20 anos Recordista mundial dos 100 e 200 metros, Bolt se despediu das pistas em Londres com uma modesta medalha de bronze nos 100m. Ele chegou a se poupar, evitando os 200m, para se dedicar à prova mais rápida. Também competiu no revezamento 4x100m, mas uma lesão durante a prova acabou com as chances de pódio da equipe jamaicana.

Jamaicano se aposentou do esporte com um bronze no Mundial de Londres Foto: Phil Noble/Reuters

Sem Bolt, o prêmio de melhor do ano da modalidade ficará entre os dez esportistas: o catariano Mutaz Essa Barshim, o polonês Pawel Fajdek, o britânico Mo Farah, os norte-americanos Sam Kendricks e Christian Taylor, o queniano Elijah Manangoi, os sul-africanos Luvo Manyonga e Wayde van Niekerk, o jamaicano Omar McLeod e o alemão Johannes Vetter. O britânico Mo Farah desponta como um dos favoritos por brilhar em etapas da Diamond League e também no Mundial de Londres, com ouro (nos 10.000 metros) e prata (5.000m). No feminino, as candidatas são: a etíope Almaz Ayana, a polonesa Anita Wlodarczyk, a russa Maria Lasitskene, a queniana Hellen Obiri, a austríaca Sally Pearson, a croata Sandra Perkovic, a norte-americana Brittney Reese, a sul-africana Caster Semenya, a grega Ekaterini Stefanidi e a belga Nafissatou Thiam. Destas duas listas saíram os finalistas ao prêmio. De acordo com a IAAF, o processo de votação será dividido em três partes: metade dos votos sairá do conselho da entidade, 25% virá das federações vinculadas à IAAF e dos membros do comitê e 25% vai vir do público que votará nos atletas nas mídias sociais. Os vencedores serão conhecidos no dia 24 de novembro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.