Sérgio Sasaki faz história com 10.º lugar nos Jogos Olímpicos de Londres

Objetivo do brasileiro era alcançar o top 10; ele deixa torneio com a sensação de dever cumprido

AMANDA ROMANELLI , ENVIADA ESPECIAL / LONDRES, O Estado de S.Paulo

02 Agosto 2012 | 03h07

Sérgio Sasaki saiu da disputa da ginástica artística dos Jogos com a sensação de dever cumprido. O objetivo do paulista de 20 anos era alcançar o top 10 do individual geral. Na classificação, terminou em 11.º lugar. Ontem, melhorou uma posição e entrou na meta. "O programado era ficar entre os dez melhores. É importante sair com o que eu me propus a fazer", disse o estreante. "Sabia que não ficaria entre os três melhores do mundo, mas estou trabalhando para isso."

Apesar de não ter subido ao pódio, Sasaki já ajudou o Brasil a avançar nos resultados da ginástica masculina. Foi ele quem conseguiu em janeiro, no evento-teste, a terceira vaga para um atleta do País nos Jogos. Também, pela primeira vez, levou o Brasil a uma final do individual geral.

O individual geral é competição que premia o atleta mais completo da ginástica. Cada um dos 24 classificados disputa os seis aparelhos - solo, salto, cavalo, barra fixa, paralelas e argolas. Na soma das notas, Sasaki alcançou 88.965 pontos. O campeão foi Kohei Uchimura, apelidado de "Superman", com 92.690. Vice-campeão olímpico em Pequim/2008, o japonês venceu, de maneira inédita, os últimos três mundiais, e ontem colocou 1.659 de diferença para o segundo colocado, o alemão Marcel Nguyen.

Sasaki conseguiu sua melhor apresentação no salto (ficou em 5.º), mas foi mal no solo e nas argolas (17.º). O brasileiro, porém, teve de adaptar algumas de suas séries, especialmente a do solo, por causa de uma operação no pé direito que realizou em março.

Sasaki terminou sua primeira participação olímpica com outro objetivo: subir ao pódio do Mundial da Antuérpia, que será disputado, em outubro de 2013, na Bélgica.

GINÁSTICA ARTÍSTICA

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.