Publicidade

Sob frio intenso, Verstappen domina o 1.º treino livre do GP dos Estados Unidos

Holandês da Red Bull ficou à frente do alemão Sebastian Vettel e do tailandês Alexander Albon no circuito de Austin

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, foi o mais rápido no primeiro treino livre do GP dos Estados Unidos, 19.ª e antepenúltima corrida da temporada 2019 da Fórmula 1, nesta sexta-feira, no circuito de Austin, no Texas, com o tempo de 1min34s057. O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, foi o segundo colocado, a 0s169 do líder, enquanto o tailandês Alexander Albon, também da Red Bull, foi o terceiro, com um tempo 0s259 mais lento do que o cravado pelo piloto mais rápido desta sessão.

O francês Pierre Gasly, da Toro Rosso e a 0s951 de Verstappen, e o australiano Daniel Ricciardo, da Renault, a 1s206 do holandês, vieram em quarto e quinto lugares, respectivamente. O monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, que usou um capacete com as bandeiras de Mônaco, Estados Unidos e Brasil, foi o sétimo mais bem classificado (a 1s323).

Verstappen foi o mais rápido no 1º treino para o GP dos Estados Unidos Foto: Eric Gay/AP

PUBLICIDADE

Este treino foi marcado pela mais baixa temperatura do ano em uma sessão de pista de um final de semana de corrida. Os termômetros marcaram 8ºC no ar e 14ºC na pista.

Nestas condições climáticas, os pilotos da Mercedes aproveitaram para testar os pneus para a temporada de 2020 e por isso não ficaram entre os primeiros. O inglês Lewis Hamilton, que tem ótima chance de garantir o seu sexto título mundial na prova deste domingo, terminou em oitavo lugar, com um tempo 1s382 mais lento do que o do líder. E o finlandês Valtteri Bottas, seu companheiro de equipe, foi apenas o 17.º, 2s102 atrás do holandês da Red Bull. Só ele têm chance de tirar título do britânico nesta reta final da temporada.

Hamilton tem 74 pontos de vantagem sobre Bottas (363 a 289). Para ser campeão nos Estados Unidos, o inglês precisa terminar a corrida em oitavo lugar. E isso se Bottas vencer a prova.

Os pilotos voltam à pista ainda nesta sexta-feira para o segundo treino livre, marcado para começar às 17 horas (de Brasília). No sábado, a terceira sessão livre acontece das 15h às 16h, enquanto a definição do grid ocorrerá das 18h às 19h. A corrida, no domingo, tem largada às 16h10.

Depois do GP nos Estados Unidos, a Fórmula 1 ainda terá mais duas corridas este ano. O GP do Brasil, no circuito em Interlagos, em São Paulo, será disputado no dia 17 de novembro. Em Abu Dabi, prova derradeira da temporada está marcada para o dia 1.º de dezembro.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.