Júnior Silva|CBTM
Sofia Kano, nova promessa do tênis de mesa brasileiro. Júnior Silva|CBTM

Sofia Kano, nova promessa do tênis de mesa brasileiro. Júnior Silva|CBTM

Aos 14 anos, a pequena Sofia recoloca sobrenome Kano no cenário internacional do tênis de mesa

Atleta é prima de Claudio Kano, que morreu um dia antes de embarcar para os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996

Alessandro Lucchetti , especial para o Estadão

Atualizado

Sofia Kano, nova promessa do tênis de mesa brasileiro. Júnior Silva|CBTM

Existem a hora do chá e a hora da Ave Maria. Na casa do acupunturista Mauro Kano, em São José dos Campos, ele sabe que, às 17h, é a hora em que tem de tirar o carro da garagem, forrar a grade do portão com um pano e montar a mesa para sua filha, Sofia, bater sua bolinha. Todos os dias, religiosamente, a atleta de 14 anos começa, nesse horário, a fazer seu aquecimento, e depois passa a treinar saques. Às 19h30, chega o treinador Waldemir da Silva Júnior, o Júnior. As raquetadas se estendem até as 22h. Treinar na garagem foi a solução encontrada para que a adolescente continue evoluindo enquanto o seu clube, em Jacareí, permanece fechado devido à pandemia.

O esforço tem valido a pena. Em fevereiro, Sofia conquistou vaga para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Tênis de Mesa da categoria sub-15, que será disputado em Lima, no final de maio. É a volta do nome Kano ao cenário internacional do tênis de mesa.

Com 12 medalhas, Claudio Kano era o maior colecionador brasileiro de peças, acumuladas ao longo de quatro participações nos Jogos Pan-Americanos (Caracas-83, Indianápolis-87, Havana-91 e Mar del Plata-95). Em 1996, um dia antes de embarcar para Atlanta, onde disputaria os Jogos Olímpicos pela terceira vez, o craque do tênis de mesa morreu, aos 30 anos de idade, em consequência de ferimentos sofridos num acidente de moto, na Marginal Pinheiros.

766E3C01-53A8-483E-9B06-CCE0C7108013
Eu me inspiro na história do meu primo. Tenho a biografia dele e converso um pouco com os pais dele
E0EAB005-9061-4B3D-86B9-AEB61693E313
Sofia Kano, atleta do tênis de mesa

Muitos anos depois, Pedro Kano, irmão de Sofia, começou a brincar de ping pong no intervalo das aulas, na escola, e passou a gostar. Então com 12 anos de idade, ele iniciou um treinamento sério, e hoje participa dos Jogos Regionais. "A Sofia tinha então seis anos de idade, e se interessou também", conta Mauro. Os dois irmãos leram o livro Claudio Kano – A trajetória de um campeão, de Silvio Nascimento, e buscaram inspiração no famoso primo de segundo grau.

Júnior, que chegou a jogar com Claudio, não vê muitas semelhanças entre o jogo de Claudio e o de Sofia. "O tênis de mesa evoluiu muito ao longo do tempo. É difícil comparar Pelé com Messi, para ficarmos num exemplo do futebol. O que vejo em comum entre eles é a dedicação, a disciplina. A Sofia tem o sonho olímpico, e treina diariamente em busca dele."

Além de manter uma rotina com cinco horas diárias de treinamento, a mesa-tenista capricha na alimentação balanceada, faz Pilates e osteopatia para manter o corpo bem equilibrado, longe de lesões.

"Eu me inspiro na história do meu primo. Tenho a biografia dele e converso um pouco com os pais dele. Uma vez ele quebrou a perna jogando futebol e ficou sem poder competir, mas passou a treinar só saque, durante oito horas por dia, até se recuperar. Com isso ficou com o melhor saque do mundo", disse Sofia, em entrevista para a assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa em 2019, quando conquistou três medalhas de prata na Supercopa Brasil, em Cuiabá. Na capital matro-grossense, aliás, está localizado o Centro de Treinamento Claudio Kano.

Sofia até sente um pouco de pressão por carregar um nome com tamanho significado na história de tênis brasileiro – mas não acha isso ruim. "Eu mesma pego essa inspiração e essa pressão para mim. Quero honrar esse nome."

Tudo o que sabemos sobre:
tênis de mesa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.