Chad J. McNeeley/EFE
Chad J. McNeeley/EFE

Técnico com mais vitórias na NFL e 2 vezes campeão, Don Shula morre aos 90 anos

Símbolo do Miami Dolphins estava aposentado desde 1995 e contava no currículo com 345 partidas vencidas

Redação, Estadão Conteúdo

04 de maio de 2020 | 16h30

Don Shula, o treinador com mais vitórias na história da NFL e que conduziu o Miami Dolphins na única temporada perfeita da história da liga de futebol americano, faleceu nesta segunda-feira, na sua residência, em Biscayne Bay. Ele tinha 90 anos a sua morte foi confirmada pela equipe da Flórida.

"Don Shula foi o patriarca dos Miami Dolphins por 50 anos. Foi ele quem deu uma mentalidade vencedora para a nossa franquia e colocou os Dolphins e a cidade de Miami no mapa esportivo nacional", disseram os Dolphis em um comunicado.

Shula se aposentou após o campeonato de 1995 com um total de 347 vitórias, 173 derrotas e seis empates, tendo participado de 33 temporadas. Ele foi introduzido no Hall da Fama do Futebol Americano Profissional em 1997. Em Miami, dá nome a uma rodovia, uma academia e uma churrascaria.

Em 1972, Shula estava à frente dos Dolphins na conquista do título invicto, com 17 triunfos. Eles voltariam a ser campeões na temporada seguida, vencendo o Super Bowl para terminar com apenas duas derrotas na campanha. Foram suas únicas conquistas, mas ele participou de outros quatro Super Bowls e chegou aos playoffs em quatro décadas, entre 1964 e 1995.

Dirigiu o Baltimore Colts entre 1963 e 1969, chegando aos Dolphins em 1970, permanecendo por 26 temporadas, sendo que apenas nas de 1976 e 1988 teve mais derrotas do que vitórias. Também treinou três quaterbacks que estão no Hall da Fama: Johnny Unitas, Bob Griese e Dan Marino.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.