Técnico deixa natação australiana após fiasco olímpico

O técnico Leigh Nugent deixou nesta quarta-feira o comando da seleção australiana de natação após o fracasso do país nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado, quando conquistou apenas uma medalha de ouro no esporte. O anúncio da saída do treinador foi feito por Barclay Nettlefold, presidente da Federação Australiana de Natação. "Leigh aceita a responsabilidade pelo desempenho da equipe, ele nunca recuou, longe disso". afirmou Nettlefold.

AE-AP, Agência Estado

20 de março de 2013 | 09h09

A Austrália é considerada uma das principais potências da natação, mas teve desempenho decepcionante em Londres. Os nadadores do país conquistaram uma medalha de ouro, seis de prata e três de bronze, naquela que foi a pior campanha do país no esporte desde os Jogos Olímpicos de Barcelona, realizados em 1992.

Os resultados ruins podem ter relação com os problemas disciplinares da equipe, principalmente durante o período final de preparação em Manchester, na Inglaterra. Em relatório apresentado no mês passado, a Federação Australiana de Natação relatou casos de abuso de álcool e medicamentos, além de aplicação de trotes nos atletas novatos.

Nettlefold explicou que Nugent seguirá trabalhando na federação, mas não mais como treinador da seleção australiana. " Leigh realmente se aproximou de nós para discutir seu futuro e onde ele poderia se encaixar melhor na nova estrutura da unidade de alto desempenho", disse Nettlefold. "Em tais discussões tornou-se logo muito claro que enquanto ele ainda queria continuar envolvido no esporte, ele não quer continuar no cargo de treinador principal".

Um comandante interino deve ser definido até o final de abril, quando será realizado o Campeonato Australiano de Natação. A competição será realizada em Adelaide entre os dias 26 de abril e 3 de maio e servirá para definir os representantes australianos no Mundial de Esportes Aquáticos, em Barcelona, entre os dias 19 de julho e 4 de agosto.

Tudo o que sabemos sobre:
nataçãoAustráliaLeigh Nugent

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.