Thiago Pereira vai integrar projeto idealizado pelo compatriota Cesar Cielo

Nicholas Santos, Henrique Barbosa e André Schultz também estão no Rumo ao Ouro 2016

AE, Agência Estado

25 de agosto de 2011 | 16h23

SÃO PAULO - Após passar os últimos dois anos treinando em Los Angeles, nos Estados Unidos, o nadador brasileiro Thiago Pereira informou nesta quinta-feira que irá integrar o grupo de treinamento P.R.O. 2016 (Projeto Rumo ao Ouro 2016), idealizado pelo campeão olímpico e mundial Cesar Cielo e comandado pelo técnico Alberto Silva. Nicholas Santos, Henrique Barbosa e André Schultz são alguns dos outros integrantes do projeto.

O foco inicial de Thiago Pereira, especialista nas provas de medley, é intensificar seu treinamento para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em outubro deste ano. O brasileiro, no entanto, já visa a preparação para a Olimpíada de 2012, em Londres, onde tentará obter a primeira medalha olímpica da carreira. Seus adversários diretos serão os norte-americanos Michael Phelps e Ryan Lochte, dois dos principais nadadores da atualidade.

"Fazer parte desse grupo será importante durante as competições como Mundial, Pan e Olimpíada. Ficar próximo e trocar ideias com os outros brasileiros é fundamental na hora da decisão. São pequenos detalhes que fazem a diferença", afirmou o atleta do Corinthians, recordista de medalhas em uma única edição dos Jogos Pan-Americanos (oito, no Rio-2007).

"Faltava na minha carreira treinar em um grupo de alto nível no Brasil. Aqui será possível manter o ritmo e ficar mais perto da família e dos amigos. Isso ajuda a descansar a cabeça", acrescentou o nadador de 25 anos.

Para o treinador da equipe, Thiago tem muito a desenvolver em seu nado. "Ele precisa complementar o trabalho excelente que faz nos Estados Unidos. Acredito que podemos ajustar a parte de velocidade e força do atleta. O segredo é conhecer o lado técnico e emocional do nadador", explicou Albertinho.

Cesar Cielo também celebrou a chegada do companheiro e apostou que Thiago terá um grande desempenho no Pan-Americano. "Ele será o cara o Pan. O momento do Thiago Pereira é excelente e, mais uma vez, ganhará muitas medalhas. Sua chegada ao P.R.O. 2016 também é importante na campanha olímpica", garantiu Cielo.

Mas, antes dos Jogos Pan-Americanos, Thiago terá pela frente o Troféu José Finkel, que será disputado a partir de segunda-feira no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. "Vou fazer o que sempre faço. Cair na água e brigar pela medalha de ouro pelo Corinthians. É bom voltar ao Minas, um local que fui campeão e consegui resultados importantes", finalizou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.