Thorpe avança em 6.º na 1.ª prova após volta às piscinas

Um dos maiores nadadores de todos os tempos, o australiano Ian Thorpe retornou às competições de forma discreta, nesta sexta-feira, ao avançar com o sexto melhor tempo das eliminatórias à final dos 100 metros medley da etapa de Cingapura da Copa do Mundo de Natação. Essa foi a primeira prova oficial disputada pelo atleta desde que ele anunciou a sua aposentadoria, há cinco anos.

AE, Agência Estado

04 de novembro de 2011 | 09h05

Thorpe, de 29 anos, cravou o tempo de 56s74 e terminou em segundo lugar a sua bateria eliminatória, na qual ficou atrás apenas do colombiano Omar Pinzon. Com a sexta melhor marca no geral, o australiano disputará a final desta prova na noite nesta sexta. O melhor tempo das eliminatórias foi obtido pelo austríaco Markus Rogan, com 55s25.

Por causa dos feitos históricos que obteve nas piscinas, Thorpe era considerado o grande fenômeno da natação até o surgimento do norte-americano Michael Phelps, com o qual chegou a duelar nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Enquanto reinou na modalidade, o australiano conquistou nove medalhas olímpicas, sendo cinco de ouro, três de prata e uma de bronze. Além disso, somou 11 títulos mundiais e 13 recordes mundiais ao longo da carreira.

O fato de ter avançado à final dos 100 metros medley apenas com o sexto melhor tempo das eliminatórias não foi surpresa para Thorpe, que já havia admitido nervosismo e ansiedade por voltar às piscinas depois de cinco anos afastado das competições. Ele se mostrou satisfeito com o seu desempenho nesta sexta.

"Sim, eu estou feliz, é legal essa primeira vez após o retorno. Eu estava um pouco nervoso antes. Eu não posso me lembrar da prova e não sei bem se foi bom ou não", afirmou Thorpe, em entrevista coletiva, na qual em seguida completou: "Eu cheguei em segundo, foi um mergulho para mim e eu estou feliz que vou ter outra oportunidade de nadar à noite. Eu tenho certeza de que quando eu assistir o vídeo (da prova) haverá coisas que eu posso trabalhar. Foi minha primeira prova e eu estou feliz".

O australiano, que anunciou seu retorno às piscinas em fevereiro e de lá para cá vinha treinando para voltar às competições, ainda disputará, em Cingapura, a prova dos 100 metros borboleta neste sábado. Thorpe resolveu retomar a sua carreira profissional com o objetivo de disputar a Olimpíada de Londres, no ano que vem.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.