Thorpe fracassa em tentativa de ir à Olimpíada nos 200m

Ian Thorpe fracassou, nesta sexta-feira, em sua primeira tentativa de garantir vaga na Olimpíada de Londres. O consagrado nadador decepcionou na seletiva australiana dos 200 metros livre, prova em que foi medalha de ouro nos Jogos de Atenas, em 2004, e prata em Sydney-2000.

AE-AP, Agência Estado

16 de março de 2012 | 10h27

"o conto de fadas se tornou um pesadelo", afirmou o cinco vezes campeão olímpico, que ficou apenas em 12.º lugar nas semifinais da prova ao fazer o surpreendentemente tempo de 1min49s91, bem mais lento do que o 1min49s16 que o garantiu neste estágio da seletiva com a quinta melhor marca das eliminatórias.

Embora o próprio Thorpe tenha admitido, há mais de uma semana, que era provável o seu fracasso na sua tentativa de ir a Londres, o nadador não escondeu o abatimento depois de não conseguir classificação aos Jogos nos 200 metros. O australiano demorou mais de uma hora para aparecer na sala de imprensa para dar entrevista coletiva e garantiu não ter chorado, mas os seus olhos estavam vermelhos.

"Acho que eu nunca me senti assim depois de uma prova. Fiquei completamente destruído e sem fala com o meu desempenho. E tentando responder por todas as questões, você sabe, por que isso aconteceu? Por que isso está acontecendo?", lamentou o australiano, que voltou a competir recentemente em provas oficiais depois de encerrar um período de cinco anos de aposentadoria.

Antes de voltar às piscinas, em fevereiro do ano passado, Thorpe anunciou a sua aposentadoria em novembro de 2006, depois de conquistar 13 recordes do mundo e ganhar 11 medalhas de ouro em Mundiais. Após um período de treinos que visava principalmente a classificação para a Olimpíada, ele competiu oficialmente pela primeira vez em sua volta em novembro, quando não teve sucesso em eventos de piscina curta (de 25 metros) em Cingapura, Pequim e Tóquio. E o desempenho fraco se repetiu em provas em piscinas de tamanho olímpico (de 50 metros) na Austrália e na Europa nos últimos três meses.

E, após fracassar na tentativa de ir a Londres nos 200 metros, Thorpe ainda terá uma chance de se classificar aos Jogos na prova dos 100 metros, na qual ele começará a competir na seletiva australiana neste domingo. "Extremamente desapontado", o nadador prometeu que "nadará rápido" nesta distância para seguir na luta por uim lugar na Olimpíada.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.