Tiger Woods anuncia retorno para o dia 8, nos EUA

Atleta volta ao esporte depois do escândalo envolvendo sua vida pessoal no tradicional Torneio de Augusta

, O Estadao de S.Paulo

17 de março de 2010 | 00h00

NOVA YORK

Para alívio de seus patrocinadores, o golfista Tiger Woods vai voltar às competições em abril. O atleta estava afastado do esporte desde a revelação de seu envolvimento em um escândalo sexual que afetou sua relação com a mulher, Elin Nordegren, em novembro. Woods vai disputar o Masters de Augusta, nos Estados Unidos, o qual já ganhou quatro vezes, de 8 a 11 de abril.

Logo depois que as escapadas do golfista durante o casamento tornaram-se públicas, vários patrocinadores rescindiram ou deixaram de renovar contrato, como a Gillette, a Accenture, a Tag Heuer e a Gatorade. A volta, especulam especialistas, teria como objetivo substituir as notícias sobre a vida pessoal de Woods e suas muitas amantes por seu desempenho nos campos de golfe, diminuindo a desvalorização da imagem que fez do golfista o atleta mais bem pago do mundo.

"Ele está começando a jornada de volta", afirma o ex-chefe de marketing do Comitê Olímpico Americano e professor da Universidade de Siracuse, Rick Burton. "A Nike (uma das patrocinadoras de Woods) não poderia imaginar nada melhor do que Tiger retornando, assim como a pressão de todos os que o acompanham por suas vitórias."

Astro já aposentado do golfe americano, Arnold Palmer diz que espera dificuldades para Woods em seu retorno, especialmente no que diz respeito ao assédio da mídia e dos fãs. "Vai ser difícil, levará algum tempo para que ele se acostume. Porém acredito que voltará preparado para isso." O jornal The New York Post havia publicado semana passada que Woods voltaria aos campos no evento organizado por Palmer, na Flórida, mas o golfista teria desistido para poder ter mais algumas semanas para treinar antes da reestreia. "Ele expressou seu pesar por não poder jogar e disse que lamentava não ter condições de jogar tão cedo", explica Palmer.

CRONOLOGIA

27/11/2009

Os noticiários americanos informam que Tiger Woods sofreu um acidente de carro, após briga com a mulher.

2/12/2009

Tiger admite em entrevista coletiva que traiu a mulher, Elin Nordegren, pede desculpas e anuncia afastamento das competições com o objetivo de procurar tratamento para o comportamento inadequado.

16/3/2010

O golfista anuncia a volta às competições em abril.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.