Título mundial de surfe pode ser decidido nos 'pênaltis' no Havaí

Medina, Fanning e Slater podem terminar com a mesma pontuação, o que levaria a disputa para o 'surf off', uma bateria extra entre eles

Paulo Favero, O Estado de S. Paulo

20 de outubro de 2014 | 16h06

Com a vitória de Mick Fanning em Portugal, a disputa do título do Circuito Mundial de Surfe ficou embolada e o australiano está em melhores condições de disputa com o brasileiro Gabriel Medina do que o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater. São muitas as combinações de resultado, mas Medina é o único que depende de si próprio para ser campeão na última etapa, no Havaí.

Caso o surfista de Maresias fique em 13º ou 25º lugar, ou seja, vença no máximo uma bateria na competição, Kelly Slater precisa ser campeão e Fanning necessita no mínimo de um terceiro lugar. Curiosamente, se o australiano for quinto, tanto ele quanto Medina ficarão empatados e será necessário um "surf off".

"É como os pênaltis no futebol, haverá uma bateria extra entre os dois para definir o campeão do mundo", explica Renato Hickel, diretor da ASP (Associação dos Surfistas Profissionais).

Se Gabriel vencer duas baterias e chegar ao nono lugar, ele já elimina Slater da disputa e Fanning precisa chegar à final. Com o brasileiro em quinto ou terceiro, o australiano necessita ser campeão da etapa. E se Medina chegar à decisão, ele já poderá comemorar o título independentemente de quem seja o adversário e de qual seja o resultado da final.

Para Mick Fanning, que conquistou a etapa de Portugal ao superar o sul-africano Jordy Smith na final na praia de Supertubos, tudo pode acontecer em Pipeline, que ocorre de 8 a 20 de dezembro, no Havaí. "Desejo boa sorte ao Gabriel e ao Kelly. Só quero tentar me divertir", comentou o tricampeão do mundo.

CENÁRIOS NO HAVAÍ

- Se Gabriel Medina for 1º ou 2º - Será campeão;

- Se Gabriel Medina for 3º  ou 5º - Fanning não pode vencer e Slater está fora;

- Se Gabriel Medina for 9º - Fanning não pode chegar à final e Slater está fora;

- Se Gabriel Medina for 13º ou 25º - Fanning não pode chegar às quartas de final e Slater não pode ser campeão. Detalhe aqui é que se o australiano for quinto lugar, ele disputará uma bateria contra o brasileiro (Surf Off) para ver quem fica com o título mundial.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.