PUBLICIDADE

Publicidade

Título mundial de surfe será decidido no último dia de disputa no Havaí

Gabriel Medina supera havaiano, mas vê o australiano Julian Wilson continuar na briga; Filipinho foi eliminado

Por Paulo Favero
Atualização:

A disputa do título mundial de surfe terá mais um capítulo nesta segunda-feira, quando o Billabong Pipe Masters deve ser encerrado no Havaí. Neste domingo, o brasileiro Gabriel Medina avançou para a quarta-fase e se manteve otimista na busca pelo bicampeonato mundial. Outro brasileiro, Filipe Toledo, perdeu e está fora da disputa.

Com ondas que chegaram a quatro metros em alguns momentos na praia de Pipeline, Medina fez sua parte e avançou para a quarta fase ao bater o havaiano Seth Moniz por 14,30 a 11,83 em um duelo equilibrado. Os torcedores locais vibravam com cada tubo do garoto havaiano, mas os fãs brasileiros faziam a festa a cada resposta de Medina.

Gabriel Medina durante o Pipe Masters Foto: Kelly Cestari/WSL

PUBLICIDADE

A família do surfista estava na praia e comemorava a cada boa nota que o campeão mundial de 2014 tirava. Bem perto do mar, o padrasto e técnico Charles Saldanha sofria, até poder festejar quando saiu a virada na bateria que garantiu o atleta na próxima fase. A mãe Simone e o irmão Felipe também vibraram muito.

"Eu consegui uma boa onda, e depois uma segunda que me colocou na liderança da bateria. Estou bem empolgado. Pensei que o mar fosse estar maior, mas está com um tamanho bom e está sendo um desafio para todos os surfistas. Eu estou focado na próxima fase, será complicada, e vamos ver quem consegue mais tubos bons para avançar", disse.

Depois de fazer sua parte, Medina foi ver o amigo Miguel Pupo em ação. Os dois vivem em Maresias, são muito próximos, e coube o destino que o companheiro de tantas remadas caísse na mesma bateria de Julian Wilson. Mas o australiano acabou levando a melhor e se manteve vivo na briga pelo título mundial ao fazer 8,43 a 7,00.

Já o brasileiro Filipe Toledo deu adeus à disputa do título mundial de surfe. Ele acabou sendo derrotado pela lenda Kelly Slater na última bateria do dia, válida pela terceira fase do Billabong Pipe Masters. O norte-americano deu um show em Pipeline e ganhou de 15,60 a 6,77, avançando na competição no Havaí.

Na quarta fase, Medina vai enfrentar Michel Bourez, do Taiti, e Sebastian Zietz, do Havaí, na segunda bateria do dia. Wilson, por sua vez, terá de encarar o australiano Joel Parkinson e o brasileiro Yago Dora. Quem ficar em último em sua bateria estará eliminado da etapa. Os surfistas que avançarem vão para as quartas de final.

Publicidade

Em linhas gerais, Medina precisa chegar à final em Pipeline para não depender de qualquer outro resultado. Se cair na semifinal, Wilson precisa vencer o Pipe Masters. Se o brasileiro cair nas quartas de final ou antes, seu rival precisa no mínimo chegar à final da etapa para tirar o bicampeonato mundial de Medina.

4ª FASE DO PIPE MASTERS1ª bateria - Ryan Callinan (AUS), Jordy Smith (AFS) e Conner Coffin (EUA)2ª bateria - Michel Bourez (TAI), Sebastian Zietz (HAV) e Gabriel Medina (BRA)3ª bateria - Yago Dora (BRA), Julian Wilson (AUS) e Joel Parkinson (AUS)4ª bateria - Jesse Mendes (BRA), Joan Duru (FRA) e Kelly Slater (EUA)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.