''''Todo mundo quer que Hamilton seja o campeão''''

Entrevista[br]Felipe Massa: piloto da Ferrari [br]Brasileiro da Ferrari era o favorito ao título, foi o primeiro a sair da disputa e diz que piloto da McLaren está sendo ?protegido?

Entrevista com

Livio Oricchio, XANGAI, O Estadao de S.Paulo

05 de outubro de 2007 | 00h00

Três pilotos têm chances de ser campeões do mundo no GP da China: Lewis Hamilton e Fernando Alonso, da McLaren, e Kimi Raikkonen, da Ferrari. Felipe Massa, que no início da temporada era considerado o favorito, chega à penúltima etapa do Mundial fora da luta pelo título. Ontem, no circuito de Xangai, apesar de frustrado por só poder assistir à disputa entre os outros três, o brasileiro não se mostrava abatido. Aproveitou para afirmar que, apesar de reconhecer os méritos de Lewis Hamilton, "todo mundo quer que o inglês seja campeão", e citou a punição a Robert Kubica, depois de um toque com Hamilton, em Fuji, como exemplo de proteção ao piloto da McLaren.Como é sair da luta pelo título após ser considerado o favorito? Com quatro pilotos e quatro carros competitivos, o vencedor é quem soma pontos quando não ganha. Não é porque fui o primeiro a sair da luta que fiz um trabalho pior. É uma combinação de resultados negativos. Tive erros, mas também dificuldades mecânicas. Comecei o ano com elas. O Alonso teve uma prova ruim, no Japão, e ficou quase de fora da luta pelo título. Eu passei várias vezes por isso. Essa é a diferença. Num certo sentido, o Brasil fechou com você, como havia muito não fazia com um piloto. Mas muitos o vêem ainda com desconfiança. Aquilo de "em algum momento esse cara vai aprontar das suas". Sempre haverá o fã que torce e o que faz brincadeiras de mau gosto. Mas se cheguei a um nível em que sou criticado é porque as pessoas se preocupam comigo. Meu problema é o desafio de continuar evoluindo. Assimilar a crítica que pode ajudar e rir das besteiras. Quais seus pontos fracos que você atacaria para ter melhores condições de ser campeão? Meu balanço do ano é muito bom. Sempre fui bem rápido, tive participações de altíssimo nível, mais pole positions. Mas tive o lado negativo, como no Canadá, em que não respeitei o sinal vermelho na saída de box. Culpa minha, mas não só minha. Na Hungria também. Não tive responsabilidade por sair dos boxes sem gasolina. Errei sozinho na Malásia, ao tentar passar Hamilton, mas faria de novo. Melhor ser agressivo do que esperar a sorte. No Canadá, você foi excluído por não respeitar o farol vermelho na saída do box. No Japão, cumpriu um drive-through por ter passado o Nick Heidfeld com o safety car na pista. Você lê o regulamento?Não é questão de ler ou não. No Japão, dei uma rodada, fui ultrapassado e, na minha cabeça, seria normal retomar a posição, circunstâncias de uma corrida cheia de problemas. No Canadá, o farol deveria estar verde porque os carros tinham passado a linha de chegada, conforme a FIA admitiu. Tem sempre o lado do "ah, ele não enxerga...", mas há o lado da federação, que também comete seus erros. Me puniu em Fuji, mas não puniu o Hamilton, que criou um grande problema na hora do safety car. Muita gente também tinha de ser punida. A Ferrari fez trapalhadas este ano. A última, largar com pneus intermediários em Fuji, quando os de chuva eram obrigatórios.No Japão não tínhamos a informação da obrigatoriedade. Ficamos sabendo depois de a corrida começar. Michael Schumacher faz falta à Ferrari. Este ano, em que ele poderia ter ajudado mais?Era um líder, trazia motivação. Não dá para dizer que perdemos o campeonato por ele não estar na equipe. Com ele e Ross Brawn, também perdemos o Mundial, enfrentando problemas mecânicos.Como tem sido trabalhar com Kimi Raikkonen?Meu companheiro, Schumacher, era completo, dificilmente quem chegasse seria tão bom. Tinha certeza absoluta de que o Kimi nunca me massacraria. Ao contrário, sempre soube que poderia andar na frente, embora já esperasse que ele fosse competitivo sempre. Aprendi mais com o Schumacher. Se Alonso sair da McLaren, Hamilton dará conta do recado?Os dois são fortes e ajudam bastante a equipe. A McLaren tem muito a perder com a saída do Alonso e ficará mais difícil para o Hamilton. Em 2008, a principal novidade será a proibição do controle de tração. Como será?Nunca guiei um F-1 sem controle de tração. Na chuva podemos experimentar situações mais perigosas. Ele traz segurança no molhado. Talvez tenhamos acidentes mais sérios.

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