Toronto ganha eleição para ser sede do Pan de 2015

Toronto será a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2015. A cidade canadense venceu a eleição realizada nesta sexta-feira, em Guadalajara, no México, superando a peruana Lima e a colombiana Bogotá. E ganhou o direito de organizar o evento.

AE, Agencia Estado

06 Novembro 2009 | 20h06

Maior competição esportiva do continente, os Jogos Pan-Americanos terão sua próxima edição em 2011, na própria cidade mexicana de Guadalajara. E, com a vitória na eleição realizada nesta sexta-feira, Toronto será a sede do evento em 2015.

Na eleição realizada com os membros da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), Toronto teve uma vitória bastante tranquila. A cidade canadense recebeu um total de 33 votos, contra 11 de Lima e sete de Bogotá - houve também um voto nulo.

Nem as presenças dos presidentes da Colômbia, Alvaro Uribe, e do Peru, Alan Garcia, durante a apresentação final das candidaturas, nesta sexta-feira, em Guadalajara, foi suficiente para desbancar a favorita Toronto na eleição da Odepa.

Assim, o Canadá receberá os Jogos Pan-Americanos pela terceira vez na história, depois das duas edições na cidade de Winnipeg, em 1967 e 1999. Para vencer, Toronto apresentou como grande trunfo o fato de já ter boa parte das instalações prontas.

Com investimento previsto de US$ 1,4 bilhão, Toronto irá organizar os Jogos Pan-Americanos entre os dias 10 e 26 de julho de 2015. Entre os diversos projetos, estão a construção de um parque aquático, um velódromo e um estádio de atletismo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.