Três novos esportes recebem reconhecimento oficial do COI

Críquete, corridas de lanchas - powerboating - e a escalada esportiva passam a ter chance de Olimpíada

EFE

12 de fevereiro de 2010 | 10h58

Três esportes, o críquete, as corridas de lanchas ('powerboating') e a escalada esportiva, obtiveram nesta sexta, em Vancouver, o reconhecimento oficial por parte do Comitê Olímpico Internacional (COI), que realiza sua 122.ª Sessão na cidade-sede dos Jogos Olímpicos de Inverno 2010.

O reconhecimento é um requisito necessário antes do lançamento de uma candidatura para que o esporte passe a ser parte do programa olímpico, como explicou o diretor de Comunicação do COI, Mark Adams.

"A sessão deu o reconhecimento definitivo às três federações. Para reconhecer esportes, o COI leva em conta a universalidade dos mesmos, o número de participantes no mundo todo e o equilíbrio de praticantes entre homens e mulheres", acrescentou Adams.

Os três esportes podem agora fazer uma oferta para fazerem parte do programa dos Jogos Olímpicos de 2020. O golfe e o rúgbi foram as últimas inclusões, e vão fazer parte do programa dos Jogos do Rio em 2016.

A decisão sobre a incorporação de novos esportes no programa dos Jogos de 2020, assim como a escolha da cidade sede do evento, será tomada na sessão do COI que acontece em Buenos Aires em 2013.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.