PUBLICIDADE

Ucraniano bicampeão europeu de levantamento volta a ser pego em antidoping

Oleksander Pielieshenko testa positivo para diurético que pode ocultar outras substâncias

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O levantador de peso Oleksandr Pielieshenko, dono de dois títulos europeus, foi suspenso pela segunda vez na sua carreira por doping. Nesta segunda-feira, a Federação Internacional de Levantamento de Peso confirmou em uma comunicado que o ucraniano testou positivo para clortalidona.

+ Wada diz que Rússia ignorou ajuda oferecida pela entidade para combater o doping

+ CBF anuncia que vai promover campanha antidoping no Brasileirão

PUBLICIDADE

+ CMB e AMB consideram Saúl Canelo Álvarez "inocente" no caso de doping

Esta substância é um diurético que pode ser usado para ocultar outras proibidas. Por isso, está incluída pela Agência Mundial de Antidoping na lista das que não podem ser utilizadas pelos atletas.

O ucraniano, de 24 anos, foi campeão europeu na categoria dos 85kg em 2016 e 2017, mas não pôde defender o seu título no campeonato realizado na semana passada na Romênia porque o seu país está suspenso de todas as competições devido ao uso generalizado de substâncias proibidas pelos seus atletas recentemente.

Pielieshenko terminou em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de 2016. O ucraniano também cumpriu uma suspensão de dois anos por doping de 2013 a 2015 após testar positivo para o esteroide estanozolol.

Publicidade

A federação acrescentou que a armênia Sona Poghosyan, que foi bronze europeia na categoria até 75kg, deu positivo GHRP-2, substância que estimula o corpo a produzir mais hormônios de crescimento.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.