Unificação de títulos faz Santos ser o 1º

O novo ranking de clubes divulgado ontem pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contemplou o Santos com o primeiro lugar, com 2358 pontos, seguido do Palmeiras, com 2306. Foi a primeira vez que a entidade levou em consideração a unificação de títulos nacionais entre 1959 e 1970.

RIO , O Estado de S.Paulo

14 de dezembro de 2011 | 03h07

No ranking do final de 2010, a liderança cabia ao Grêmio. O Corinthians era o segundo colocado e logo depois vinha o Flamengo. Agora, esses clubes despencaram no ranking nacional. O Grêmio ficou em quarto, o Fla, em quinto, e o Corinthians passou a ocupar o sexto lugar.

O São Paulo, que mais vezes ganhou a edição atual do Campeonato Brasileiro, ficou apenas na nona posição, com 2109 pontos.

A CBF determina 60 pontos para o campeão brasileiro e 59, ao vice. Essa sequência vale até o último colocado da Série A. Na Segunda Divisão, o campeão recebe 40 pontos, o vice, 39, e assim por diante.

Na Série C, o vencedor ganha 20 pontos e o lanterninha é contemplado com apenas um. E, na D, o campeão recebe 10 pontos.

Na Copa do Brasil, o primeiro colocado fica com 30 pontos e o vice, com 20. Cada semifinalista recebe 10 e os clubes que somente conseguem passar da primeira fase também pontuam.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.