Vela garante dois ouros por antecipação ao Brasil no Pan de Guadalajara

Patrícia Freitas e Matheus Dellagnelo já conquistaram a medalha dourada

PUBLICIDADE

Por Valeria Zukeran
Atualização:

PUERTO VALLARTA - A superioridade do Brasil na vela continental é tamanha que dois atletas da delegação nem precisarão neste domingo da medal race, regata que vale o dobro de pontos, para garantir a medalha de ouro nos

Jogos Pan-Americanos

. Tudo que

Patrícia Freitas

, da classe RSX, precisa neste domingo para sagrar-se campeã é cair na água de Puerto Vallarta. O caso é o mesmo de

Matheus Dellagnelo

, da classe Sunfish.

Publicidade

PUBLICIDADE

Patrícia garantiu momentos de bom humor ao revelar que ao fim da regata não sabia que já era medalha de ouro. "Só percebi quando vi minha família comemorando e meu técnico com a bandeira brasileira na mão e tirando a roupa para cair na água." A velejadora conta que as condições em Vallarta foram bastante favoráveis e a ameaça do furacão não a atrapalhou. "Os ventos estavam fracos, parecidos com a Baía de Guanabara, onde treino." A próxima meta da velejadora é a Olimpíada de Londres, mas espera mostrar seu melhor no Rio, em 2016.

O mesmo acontece com Matheus, que nem precisou da segunda regata de sábado (a décima da competição) para ser campeão. "Mas vocês sabem como é. Na hora de finalizar, o nervosismo bate." Mas tudo deu certo e o velejador pôde comemorar com algum atraso o seu aniversário, celebrado no último domingo. Ficou feliz ao saber que Emanuel, que na ocasião lhe presenteou com uma camisa de competição autografada, havia ganho ouro no mesmo dia.

O catarinense, ao contrário de Patrícia, contou que teve um pouco de trabalho para se adaptar aos ventos fracos, pois os de Florianópolis, onde treina, são diferentes. "Prefiro de médio para forte." Matheus diz que sonha com os Jogos de 2016, mas em outra classe. "Provavelmente a Laser."

Das nove classes da vela disputadas em Guadalajara, o Brasil só não briga mais por medalhas em uma delas, a Laser Radial, na qual ocupa a 11.ª colocação. Os brasileiros vão para a medal race com a primeira colocação na RS-X masculina, com a segunda na Snipe, na Hobie Cat 16 e na J24, com a terceira na Lightning e com a quinta na Laser, mas a apenas dois pontos do segundo colocado.

Em 2007, no Rio, a vela proporcionou ao Brasil três medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. A delegação brasileira tem tudo para melhorar este desempenho em Guadalajara neste domingo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.