Vettel bate as Ferraris no 1º grid

Alemão da Red Bull ignora favoritismo da equipe italiana e larga à frente de Massa e Alonso no GP que abre a temporada

Livio Oricchio, O Estadao de S.Paulo

14 de março de 2010 | 00h00

Algumas das importantes perguntas que a pré-temporada deixou no ar começaram a ser respondidas ontem, no primeiro treino classificatório da temporada, no circuito de Sakhir, em Bahrein: a Red Bull e a Ferrari são as equipes mais rápidas com pouca gasolina. Sebastian Vettel, da Red Bull, obteve a primeira pole position do ano. Felipe Massa, da Ferrari, vai largar na segunda colocação.

Mas já ganhou a primeira batalha com o companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, duas vezes campeão do mundo, terceiro no grid. "É ótimo disputar o meu primeiro GP depois de tudo o que me aconteceu no ano passado e mostrar que eu e a Ferrari estamos muito competitivos." A largada do GP de Bahrein, hoje, será às 9 horas, horário de Brasília.

Vettel, Massa e Alonso se apressaram em explicar que a classificação respondeu apenas algumas questões gerada pelo novo regulamento, que proíbe o reabastecimento durante a corrida. "Vamos aprender ao longo das 49 voltas da prova amanhã (hoje) quais são nossos novos desafios", falou Vettel. "No ano passado, não respondíamos a volta que iríamos fazer o primeiro pit stop por motivos estratégicos. Agora, é porque não sabemos."

É bom lembrar que os pilotos vão largar com o tanque cheio, cerca de 170 quilos de gasolina, o que submete os pneus a grandes esforços. "Não sabemos em que volta vamos parar. Vai depender de quanto os pneus aguentarem", explicou Massa. Reconheceu que os pneus supermacios, escolhidos por nove dos dez primeiros perdem rapidamente desempenho com a temperatura ambiente de 34 graus, como ontem, e do asfalto, 47. Acredita-se que hoje os pilotos tenham de realizar o primeiro pit stop até a 15.ª volta, se tanto.

E depois não será fácil manter-se até a bandeirada, ao final da 49.ª volta, com o jogo de pneus médios. Existe a possibilidade de três pit stops. As paradas nos boxes, este ano, para substituição dos pneus, ficarão na casa dos 4 segundos. A respeito de ter vencido a primeira batalha com Alonso, Massa foi político: "É sempre bom, lógico, mas o mais importante é que comprovamos o que os testes nos indicava, temos mesmo um grande carro."

Na volta de Michael Schumacher, os ensinamentos foram muitos: além de Mercedes e McLaren terem compreendido que ao menos nos 6.299 metros da pista de Sakhir estão um pouco atrás de Red Bull e Ferrari, todos viram que o piloto alemão, sete vezes campeão do mundo, poderá ter dificuldades este ano.

A primeira delas dentro da Mercedes: Nico Rosberg, seu parceiro, foi mais rápido todo o fim de semana. Hoje, enquanto Nico larga em quinto, Schumacher é o sétimo. E o alemão fez ontem o que não se tem notícia de ter realizado: solicitou à equipe o gráfico de desempenho dele e de Rosberg para compreender onde perdia tempo na volta lançada.

Para a imprensa alemã, afirmou: "Foi minha primeira classificação. Não tirei tudo do carro." Com as modificações introduzidas no GP de Bahrein o modelo W01 evoluiu. Nos testes, seu desempenho era inferior aos de Red Bull, Ferrari e McLaren. "As novidades tornaram o carro bem mais rápido", afirmou Nico.

Lewis Hamilton larga em quarto e o atual campeão do mundo, Jenson Button, em oitavo. "Quarto é bom, sabia que não tínhamos o ritmo de Red Bull e Ferrari, nos falta pressão aerodinâmica", disse Hamilton. Seu companheiro achou que seu carro teve problemas. "Saía demais de frente." Rubens Barrichello, da Williams, foi 11.º no grid, Lucas Di Grassi, Virgin, 22.º, e Bruno Senna, Hispania, 23.º.

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