VÍDEO: Maya Gabeira quebra tornozelo ao tentar surfar onda gigante em Nazaré

Filmagem mostra resgate dramático da filha do ex-deputado federal Fernando Gabeira

AE, Agência Estado

28 de outubro de 2013 | 12h57

NAZARÉ - Depois de sofrer uma queda ao tentar surfar uma onda gigante em Nazaré (Portugal), nesta segunda-feira, e chegar a ficar desacordada depois de longo tempo submersa na água, Maya Gabeira passa bem. A filha do ex-deputado federal Fernando Gabeira está internada no Hospital de Leiria com um tornozelo quebrado. "Obrigada pelo carinho de sempre. Um tornozelo quebrado, mas nada a mais! Me recuperando bem... Continuem torcendo, por favor. Logo mais estou de volta", postou Maya na sua oficial no Facebook.

Maya, uma especialista em ondas gigantes, embarcou no sábado rumo a Portugal, depois que especialistas apontaram a grande possibilidade de ondas gigantes nesta segunda-feira na Praia do Norte, em Nazaré, mesmo lugar onde foi estabelecido o recorde mundial, em 2011 - uma onda surfada em janeiro passado ainda não teve medição oficial. Integrante de uma equipe da Red Bull, ela chegou voltou a Nazaré (onde estava até quarta-feira passada), acompanhada de Carlos Burle, Pedro Scooby e Felipe "Gordo" Cesarano. Outros grandes nomes do surfe em ondas gigantes, como o recordista mundial, o havaiano Garrett McNamara, também estão em Portugal e se arriscaram nesta manhã.

De acordo com o site Surf Portugal, o acidente aconteceu às 7h15 da manhã em Portugal, madrugada no Brasil. Maya não conseguiu completar a onda e acabou sendo salva por um jet ski da organização, que a puxou até a areia da Praia do Norte, onde foi reanimada por socorristas. Na quarta-feira passada, Maya chegou a dropar (descer) uma onda gigante em Nazaré. O vídeo já foi inscrito no Global Big Wave Awards, o "Oscar do Surfe", para concorrer à "Onda do Ano", prêmio que ela venceu na categoria feminina quatro vezes, entre 2007 e 2010.

A brasileira voltou na sequência ao Brasil, ficou dois dias no Rio, e logo retornou a Portugal diante da possibilidade de mais ondas gigantes. De acordo com a imprensa portuguesa, Burle foi quem surfou a maior onda do dia, com a possibilidade de ter quebrado o recorde mundial de McNamara. Foi exatamente em Nazaré que o havaiano cravou o recorde mundial, em 2011, ao surfar uma onda de 78 pés (24 m).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.