Jeff Pachoud/Afp
Jeff Pachoud/Afp

Vitória de ciclista aumenta esperança de britânicos nos Jogos

Bradley Wiggins foi o 1º ciclista da Grã Bretanha a ganhar a 99ª Volta da França

Reuters,

23 de julho de 2012 | 10h45

LONDRES - A Grã-Bretanha se deleitou com o triunfo histórico de Bradley Wiggins na Volta da França neste último domingo, 22, e espera animada por novos êxitos esportivos na Olimpíada, alimentando as esperanças da nação após a acidentada preparação para os Jogos de 2012.

Mas como lembrete dos desafios logísticos que Londres encara para sediar o maior espetáculo da Terra, usuários do envelhecido metrô relataram grandes atrasos e o sindicato de transportes RMT conclamou uma nova, embora limitada, greve.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, foi ao ar para garantir aos 11 milhões de portadores de ingressos que os Jogos entre os dias 27 de julho e 12 de agosto serão seguros, mesmo depois que o fracasso da empresa de segurança privada G4S em fornecer funcionários suficientes provocou um debate acalorado entre políticos e a mídia na Europa.

Milhares de soldados extras foram recrutados para preencher a lacuna no evento no qual as preocupações com segurança são especialmente grandes - 2012 é o 40º aniversário do ataque de 1972 em Munique, quando militantes palestinos mataram 11 atletas israelenses.

'Estamos confiantes em que a segurança será muito, muito boa', disse Rogge à TV BBC.

'Acho que temos que seguir em frente. O problema foi identificado, foi abordado de boa maneira', acrescentou.

'Estou interessado em saber se os arranjos de segurança estão bem, e estão. Não vamos sair apontando dedos porque é inútil'.

Mais de 16 mil atletas de 204 países irão competir em toda a Grã-Bretanha durante a Olimpíada, que será acompanhada por milhões de torcedores e bilhões de telespectadores na TV e na Internet ao redor do planeta.

Nesta segunda-feira os sinais são de que, depois de semanas de previsões profundamente negativas por parte da cáustica mídia britânica, a boa disposição finalmente chegou a Londres.

As manchetes dos jornais e os programas de rádio e TV só falam da vitória de Wiggins na Volta da França, o primeiro êxito britânico na prova ciclística mais prestigiada do mundo.

Até o clima melhorou - o extenso Parque Olímpico, erguido em um bairro outrora pobre da capital, foi banhado pela luz do sol na manhã desta segunda, na esteira das chuvas de junho e julho, incomuns nesta época do ano na cidade.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.