Jason Lee/Reuters
Jason Lee/Reuters

Vôlei é modalidade bastante difundida

Desde os Jogos de 1964 o esporte está no programa olímpico e no momento passa por um processo grande de popularização

O Estado de S.Paulo

30 de abril de 2013 | 02h10

SÃO PAULO - Esporte olímpico desde 1964, quando estreou nos Jogos de Tóquio, o vôlei é uma das modalidades mais difundidas do mundo e passa por uma grande processo de popularização. É jogado por duas equipes de seis integrantes que ficam uma de cada lado da quadra de 18 metros de comprimento por 9 metros de largura. Os times são separados por uma rede.

O objetivo é mandar a bola para o outro lado em até três toques, além do bloqueio, e fazer com que ela caia no chão. Muitos consideram que o esporte foi inventado por William George Morgan, professor de Educação Física na YMCA em Holyoke, Massachusetts, em fevereiro de 1895.

A partir daí o esporte ultrapassou os muros da escola e nos últimos anos houve algumas alterações nas regras que tornaram a modalidade mais atrativa. A principal delas foi a inclusão do líbero, um jogador especialista em defender e que não ataca, saca ou bloqueia. Outra figura importante no posicionamento dentro de quadra é a do levantador, considerado o cérebro de uma equipe. Ele tem a função de distribuir os passes para os atacantes.

Uma partida é disputada em até cinco sets e vence o time que primeiro alcançar três sets. Cada um deles vai até 25 pontos, e apenas em um possível quinto set a pontuação termina em 15.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.