Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE
Marcos de Paula/AE - 5/12/2010
Marcos de Paula/AE - 5/12/2010

Washington anuncia a aposentadoria nesta quinta-feira

Atacante de 35 anos planejava atuar em 2011, mas problema de saúde o levou a antecipar planos

, O Estado de S.Paulo

13 de janeiro de 2011 | 00h00

A carreira de Washington chegou ao fim. O atacante do Fluminense anunciará nesta quinta-feira, em entrevista coletiva, que após 17 anos como jogador de futebol, os seis últimos com um problema cardíaco, decidiu parar de fazer o que mais gosta.

A decisão foi tomada nesta quarta depois de debater com médicos, ouvir os familiares e conversar com os dirigentes do Fluminense. O caso estava sendo mantido em sigilo à tarde, mas o mistério sobre o futuro do jogador foi desfeito por seu cardiologista e amigo Constantino Constantini, responsável por cuidar de Washington desde que foi detectado o problema cardíaco, em 2004.

"Washington vai se retirar do futebol. E fez o certo. Sai como campeão. Do ponto de vista médico, não há problema, mas foi uma opção dele e eu concordo com isso. Não deveria ter mais um ano como reserva", disse Constantini, referindo-se ao título brasileiro conquistado pelo jogador com o Fluminense no fim do ano passado.

Fato é que Washington apresentou quadro de hiperglicemia (aumento do nível de glicose no sangue) nos últimos dias. Como o atacante é diabético, o problema fez o clube procurar Constantini para saber se era seguro Washington seguir jogando profissionalmente aos 35 anos. O cardiologista explicou que o problema de hiperglicemia teria de ser controlado e, desde que isso ocorresse, ele poderia continuar a carreira. "A diabete desregulada é perigosa para qualquer ser humano, esteja ele em atividade ou não", afirmou Constantini.

Apesar de liberado para jogar, Washington decidiu antecipar a aposentadoria, que era prevista para dezembro.

A CARREIRA

Clubes - Caxias, Inter-RS, Ponte Preta, Paraná, Atlético-PR, Fenerbahçe (Turquia), Verdy Tokyo (Japão), Urawa Red (Japão), São Paulo e Fluminense.

Conquistas - Artilheiro no Paulista de 2001, na Copa do Brasil de 2001, no Brasileiro de 2004 e no Brasileiro de 2008. Campeão brasileiro de 2010.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.