Weissmuller deu voz ao Homem das Selvas

Johnny Weissmuller fez história ao, em 1922, tornar-se o primeiro homem a completar os 100 metros livre em menos de um minuto. Na Olimpíada de 1924, ganhou suas três primeiras medalhas de ouro, nos 100 metros, 400 metros e revezamento 4 x 200 metros livre, além de uma de bronze no polo aquático.

FLAVIA GUERRA, O Estado de S.Paulo

23 de agosto de 2012 | 03h09

Mas foi como ator, ou melhor, como Tarzan, que Weissmuller se tornou uma estrela. O romeno, filho de uma família alemã que se mudou para os Estados Unidos quando ele tinha quatro anos, já era célebre por gostar de entreter o público com mergulhos entre as provas e ganhou fama mundial quando, em 1932, aceitou dar vida ao personagem criado pelo americano Edgar Rice Burroughs em 1912.

Mais que vida, Weissmuller também deu voz ao personagem. Afinal, ele foi o primeiro Tarzan "sonoro" do cinema. Antes dele, outros astros já havia encarnado o homem da selva, mas nenhum tinha sido capaz de dar ao personagem o incomparável ar de grandalhão da selva. Sem contar que foi ele quem deu a Tarzan o lendário grito de guerra e a "capacidade" de somente grunhir e balbuciar coisas do tipo "Mim Tarzan, você Jane."

A carreira prévia de esportista foi decisiva nesta nova empreitada. O ex-nadador usava sua capacidade física para nadar em meio a crocodilos, dispensar dublês em muitas cenas e dar a personagem ares de herói de ação como o cinema nunca tinha visto.

O sucesso da série da MGM era tamanho que outros estúdios criaram suas versões de Tarzan. E a maioria também apelou para campeões de natação para viver o herói, como Buster Crabble (que ainda fez Flash Gordon e Buck Rogers) e Herman Briz.

Mas Johnny Weissmuller, que estrelou doze filmes como o Homem das Selvas, é até hoje considerado o Tarzan definitivo. Resta saber se Michel Phelps vai ser capaz de bater mais este adversário.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.