15 de junho de 2022 | 22h56
A sétima etapa do Circuito Mundial de Surfe, em El Salvador, começou nesta quarta-feira com o brasileiro Yago Dora impressionando os jurados após acertar um aéreo com rotação de encher os olhos. A manobra, realizada nos minutos finais da bateria, rendeu a ele uma nota 9 e o fez saltar para 14,27 na pontuação final, superando o americano Ethan Ewing (14) e o sul-africano Jordy Smith (10,73) para avançar direto às oitavas de final, assim como fizeram Filipe Toledo, Caio Ibelli e Gabriel Medina.
"Seis meses desde a última vez que dei algum aéreo parecido com esse! Uma longa jornada de muito trabalho duro até poder viver esse momento novamente. Muito abençoado por poder fazer o que amo e competir contra os melhores do mundo. Obrigado a todos pela vibe! Vamos que vamos, um passo de cada vez", escreveu o surfista de 26 anos no Instagram, celebrando o bom resultado e lembrando o processo de recuperação pelo qual precisou passar após fazer uma cirurgia no tornozelo, em dezembro do ano passado.
Circuito brasileiro de surfe tem recorde de premiação e vai contar com campeão mundial Mineirinho
Atual líder do ranking mundial, Filipe Toledo fez uma apresentação dominante contra seus adversários e somou 13,83 pontos para derrotar o americano Nat Young (10,66) e o salvadorenho Bryan Perez (8,96), surfista da casa. Caio Ibelli, por sua vez, fez 12 pontos e venceu um duelo mais acirrado com os americanos Griffin Colapinto e Jake Marshall.
Já Gabriel Medina seguiu caminho parecido ao de Filipinho e também predominou em sua bateria e fez a maior pontuação do primeiro round, com 14,50 no somatório para desbancar o brasileiro Jadson André e o australiano Callum Robson. Os dois derrotados terão nova chance de avançar às oitavas na disputa da repescagem, um contra o outro.
Outros três brasileiros terão a segunda oportunidade de buscar uma vaga na próxima fase. Número 6 do mundo e derrotado por Jackson Baker, Italo Ferreira vai disputar a repescagem contra o americano Kolohe Andino. Os irmãos Miguel e Samuel Pupo encaram Jake Marshall, dos EUA, e o australiano Connor O’Leary, respectivamente.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.