Yane empata na liderança do pentatlo após o hipismo

Terceira colocada no ranking mundial, brasileira é candidata ao ouro

AE, Agência Estado

12 de agosto de 2012 | 13h54

A brasileira Yane Marques teve um bom desempenho na prova do hipismo do pentatlo moderno dos Jogos Olímpicos de Londres, disputada neste domingo, e está dividindo em pontos a liderança com a lituana Laura Asadauskaite.

No hipismo, a atleta brasileira derrubou dois obstáculos, excedeu o tempo em dois segundos e perdeu 48 pontos, terminando na nona colocação da prova. Assim, ela somou 1152 pontos e chegou ao total de 3268, os mesmos de Asadauskaite.

Yane iniciou a disputa do pentatlo com a sexta colocação na esgrima, mesma posição alcançada na etapa seguinte, de natação, quando disputou os 200 metros livre. Como as principais concorrentes foram piores, a brasileira subiu para segundo antes da terceira prova, do hipismo. E, com o bom resultado, empatou em pontos na liderança e se colocou na briga direta pelo ouro.

O pentatlo moderno une provas de esgrima, natação, hipismo e um evento combinado de corrida e tiro esportivo, que fechará a competição. Nele, as atletas correm até um estande de tiro e precisam acertar cinco alvos para, então, fazerem a corrida de um quilômetro até a próxima distância. Vence quem completar primeiro três vezes esse circuito.

Como estão na liderança, Yane e Asadauskaite largarão na frente nesta última prova - a cada quatro pontos de desvantagem, acrescenta-se um segundo para as demais concorrentes. Em sua segunda olimpíada, a brasileira chega como forte candidata à medalha por ocupar a terceira colocação no ranking mundial. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, ela ficou em 18.º.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.