Arquivo/AE
Arquivo/AE

Yelena Isinbaeva fatura o Prêmio Príncipe das Astúrias

Atleta russa quebrou o recorde do salto com vara na semana passada com a marca de 5,06 metros

AE, Agencia Estado

02 de setembro de 2009 | 09h23

A atleta russa Yelena Isinbaeva, que na semana passada bateu mais uma vez o recorde mundial do salto com vara ao cravar a marca de 5,06 metros, em Zurique, na Suíça, venceu nesta quarta-feira o Prêmio Príncipe das Astúrias dos Esportes de 2009.

Yelena Isinbaeva se tornou a quinta mulher a conquistar a honraria em 23 anos de história da premiação. A última a alcançar o feito foi a ex-tenista alemã Steffi Graf, em 1999. A russa acabou eleita mesmo depois de ter fracassado no último Mundial de Atletismo, em Berlim.

"Considerada a melhor esportista de todos os tempos em sua modalidade, Yelena Isinbayeva alcançou marcas históricas ao se tornar a única mulher a superar os 5 metros de altura no salto com vara, estabelecendo um total de 27 recordes mundiais", exaltou o júri da premiação, reunido em Oviedo, na Espanha.

Para ser eleita, Yelena Isinbaeva, de 27 anos, superou a atleta espanhola Marta Domínguez, finalista da premiação, por 20 votos a 9. Pela primeira vez na história, duas mulheres chegaram à votação final. O jogador espanhol de basquete Pau Gasol e a equipe de nado sincronizado da Espanha foram os outros finalistas.

De acordo com os organizadores da premiação, a russa foi eleita "não apenas pela sua vida e trabalho exemplares, mas porque tem batalhado para melhorar a si própria e contribuir para a busca da perfeição, desenvolvimento e promoção do esporte".

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.