Reprodução
Reprodução

'Yes We Créu': o hit olímpico brasileiro no Twitter

Com ironia, twitteiros parodiam slogan de Obama e o misturam a funk carioca

Rodrigo Martins, estadão.com.br

02 Outubro 2009 | 19h48

A notícia de que o Rio de Janeiro sediará a Olimpíada em 2016 virou piada no Twitter. A frase “Yes we créu”, uma paródia da histórica frase da campanha eleitoral de Barack Obama - “Yes, we can” - misturada ao nome de um funk carioca, é a mais twittada neste momento no mundo todo. E, nessa brincadeira, muitos estrangeiros estão tentando entender do que se trata o tal “Créu”.

 

Não foi a primeira vez que o Rio virou destaque no Twitter hoje. Palavras e frases como Rio, Janeiro e “Congratulations Rio” já haviam aparecido no ranking de assuntos mais comentados do Twitter, os trending topics. Só que, com a última frase, “Yes, we créu”, o número de pessoas participando aumentou. E o nível de ironia também. “Muito feliz!! Rio de Janeiro sede das Olímpíadas de 2016!!!Parabéns para todos nós BRASILEIROS #Yes We Créu”, postou a usuária Liazevedo .

 

Como ela, muitos outros parabenizavam a escolha do Rio de Janeiro. Muitos escreveram não acreditar que a frase pudesse ter aparecido como a mais publicada. “A vergonha olímpica começou cedo” , twittou Clarissa Pellegrino .

 

O fato é que, quanto mais a frase subia no ranking, mais brasileiros iam twittando e mais ela ganhava destaque. Com tamanha vitrine, os estrangeiros começaram a se perguntar o que era o tal do “Créu”. O link com o videoclipe do funk veio à tona em links e até surgiu um verbete em inglês na Wikipedia . Houve quem gostasse. A usuária prkchoppdnscrwd , dos EUA, foi uma delas. “Eu amei essa dança. É tão tribal”, escreveu ela.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.