Yi, do Dallas Mavericks, será porta-bandeira da China em Londres

A China manteve a tradição de escolher jogadores de basquete para portar sua bandeira na Olimpíada, ao indicar Yi Jianlian, ala-pivô do Dallas Mavericks, para o papel na cerimônia de abertura de sexta-feira.

IAN RANSOM, Reuters

25 de julho de 2012 | 16h07

"Agora podemos dizer a todos que o porta-bandeira da China é o jogador de basquete Yi Jianlian", disse Xiao Tian, vice-chefe da delegação chinesa, aos repórteres nesta quarta-feira.

A mídia chinesa já havia relatado no início da quarta-feira que Yi carregaria a bandeira, apesar dos esforços das autoridades esportivas do país em manter secreta sua escolha.

Yao Ming, pivô aposentado do Houston Rockets, levou a bandeira nos Jogos de Pequim de 2008 e quatro anos antes em Atenas.

A China tem escolhido jogadores de basquete para a função em todas as Olimpíadas desde que voltou à seara olímpica em Los Angeles em 1984, após um hiato de 32 anos.

A mídia chinesa vinha especulando que a honra poderia ir para Lin Dan, estrela do badminton, ou para a tenista Na Li, ex-campeã em Roland Garros, entre outros candidatos.

Na terça-feira Xiao disse que o encargo iria para um atleta "alto, bonito e influente", insinuando que mais um jogador de basquete poderia ser selecionado.

Yi, que também jogou no Milwaukee Bucks e no New Jersey Nets, disputará sua terceira Olimpíada para a China em Londres quando o torneio de basquete tiver início no domingo.

Tudo o que sabemos sobre:
OLIMPYICHINA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.