Após recurso, EUA recuperam medalha de prata nos 5.000 metros

Paul Kipkemoi Chelimo havia sido desclassificação por pisar na linha interna da pista

PUBLICIDADE

Foto do author Gonçalo Junior
Por Gonçalo Junior , Nathalia Garcia e enviados especiais ao Rio
Atualização:

Os Estados Unidos conseguiram recuperar a medalha de prata de Paul Kipkemoi Chelimo na prova dos 5.000 metros após recurso contra a sua desclassificação na Olimpíada do Rio de Janeiro. Chelimo havia sido desclassificado da prova por pisar na linha interna da pista.

Com a reconsideração, o etíope Hagos Hebrhiwet volta a ficar com o bronze na prova disputada na noite deste sábado, no Engenhão. E o norte-americano Bernard Lagat, que chegou a ficar com o bronze por alguns minutos, voltou a figurar na quarta colocação.

Paul Kipkemoi Chelimo havia sido desclassificado dos 5000m por pisar na linha interna da pista Foto: AP Photo/Matt Slocum

PUBLICIDADE

A disputa foi vencida pelo britânico Mo Farah, que conquistou o ouro. Depois de conquistar o bicampeonato olímpico nos 10.000 metros, ele estendeu seu reinado também para a prova dos 5.000m. Se Usain Bolt conquistou o tri em três provas (100m, 200m e revezamento 4x100m), o britânico se tornou bi em duas disputas (5.000m e 10.000m).

O resultado foi definido minutos antes da cerimônia de premiação, realizada na noite deste sábado. Antes de receber sua medalha, Mo Farah mostrou entusiasmado e fez o gesto tradicional de comemoração com o coração feito com as mãos. Após a indefinição em relação à sua medalha, Chelimo mostrou expressão de alívio e satisfação no pódio.