Reuters/Ueslei Marcelino
Reuters/Ueslei Marcelino

Austrália goleia e avança no futebol feminino; Canadá bate Alemanha e passa em 1º

Placar australiano foi aberto com dois minutos de jogo

Cleusa Duarte, Estadão Conteúdo

09 de agosto de 2016 | 19h12

Pelo Grupo F do futebol feminino dos Jogos Olímpicos do Rio, a Austrália goleou Zimbábue por 6 a 1, nesta tarde de terça-feira, na Arena Fonte Nova, e garantiu classificação à próxima fase da competição. Com a goleada, a seleção australiana foi aos quatro pontos na chave e já avançou como uma das duas melhores terceiras colocadas.

Em outro jogo disputado por este Grupo F nesta terça, o Canadá venceu a Alemanha por 2 a 1, de virada, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e avançou às quartas de final como líder, com nove pontos. As alemãs, mesmo com a derrota, também foram ao estágio seguinte da competição como vice-líderes da chave, com quatro pontos.

No jogo com mais gols no dia até agora no futebol feminino, a Austrália não tomou conhecimento do adversário e ocupou todos os espaços do campo e sempre foi ofensiva contra o Zimbábue. Logo aos 2 minutos, depois de um lançamento da esquerda, Vanna fez o primeiro. Aos 15, após uma cobrança de escanteio, a seleção australiana ampliou com Polkinghorne. Já aos 37, Alanna Kennedy fez 3 a 0 ainda na primeira etapa.

No segundo tempo, o Zimbábue entrou em campo com uma modificação. Saiu Chirandu para a entrada de Makore. Mas as coisas não mudaram. A Austrália continuava melhor e logo aos 4 minutos, depois de lançamento da esquerda, Simon chutou sem defesa para o gol das africanas, fazendo 4 a 0.

Logo em seguida, aos cinco minutos, Heyman completou cobrança de escanteio e fez 5 a 0. No lance deste gol, a goleira Dzingirai se machucou e precisou dar lugar a Magwed. E o sexto gol também não demorou a sair. Aos 21, Heyman recebeu um lançamento longo do meio-campo, entrou na área e balançou as redes.

O Zimbábue, agora eliminado do futebol feminino olímpico, conseguiu descontar aos 45 minutos em um rápido contra-ataque completado com um gol de Msipa. A comemoração foi intensa e levou os poucos torcedores presentes a aplaudi-las, de tanta alegria das africanas.

Com os resultados, o Canadá espera pela definição do segundo colocado do Grupo G para saber qual será o seu próximo adversário. Já a Alemanha terá pela frente as vice-líderes do Grupo E.

Já na vitória canadense, Melissa Tancredi foi o grande destaque ao marcar os dois gols de sua seleção, aos 26 do primeiro tempo e aos 15 do segundo. Antes disso, Melanie Behringer havia aberto o placar para as alemãs, aos 13 da etapa inicial.

PARTICIPE

Quer saber tudo dos Jogos Olímpicos do Rio? Mande um WhatsApp para o número (11) 99371-2832 e passe a receber as principais notícias e informações sobre o maior evento esportivo do mundo através do aplicativo. Faça parte do time "Estadão Rio 2016" e convide seus amigos para participar também!

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.