PUBLICIDADE

Publicidade

Belga surpreende e leva o ouro no ciclismo de estrada no Rio

Dinamarquês e polonês completaram o pódio

Por Clarissa Thomé
Atualização:

O belga Greg Van Avermaet, de 31 anos, ganhou a medalha de ouro do ciclismo de estrada da Olimpíada do Rio neste sábado, ao completar em 6h10min05s os 237,5 km de percurso. O dinamarquês Jakob Fuglsang ficou em segundo lugar e o polonês Rafal Majka levou o bronze.

A prova se definiu nos dez quilômetros finais, quando o favorito ao ouro, o italiano Vicenzo Nibali, e o colombiano Sergio Henao, que seguia em segundo lugar, caíram. Majka assumiu a liderança, ganhando vantagem de 19 segundos do grupo perseguidor. Mas foi alcançado pelo belga e pelo dinamarquês. O francês Julian Alaphilippe ficou com o quarto lugar e o espanhol Joaquim Oliver, com o quinto.

O belga Greg Van Avermaet foi o vencedor da prova masculina de ciclismo de estrada Foto: Patrick Semansky/AP

PUBLICIDADE

A vitória de Van Avermaet surpreendeu. O belga foi somente o 44.º na edição deste ano da Volta da França e terminou o Campeonato Mundial de 2015, nos Estados Unidos, em 23.º. Em Londres, sua primeira participação olímpica, havia ficado em 92.º lugar.

Momentos depois de Avermaet cruzar na primeira colocação os brasileiros Murilo Fischer e Kleber Silva ainda não haviam terminado a prova. Dez ciclistas dos 144 inscritos não conseguiram concluir o percurso.

PARTICIPE Quer saber tudo dos Jogos Olímpicos do Rio? Adicione o número (11) 99371-2832 aos seus contatos, mande um WhatsApp para nós e passe a receber as principais notícias e informações sobre o maior evento esportivo do mundo através do aplicativo. Faça parte do time "Estadão Rio-2016" e convide seus amigos para participar também!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.