Publicidade

Brasil enfrenta Canadá, França e Fiji no rugby sevens feminino nos Jogos de Tóquio

Seleção brasileira feminina, conhecida como as Yaras, ficou no Grupo B, com adversários complicados

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A World Rugby (Federação Internacional de Rugby) realizou nesta segunda-feira o sorteio dos grupos feminino e masculino dos torneios de rugby sevens para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. São três chaves com quatro países cada, em ambos os gêneros, e a seleção brasileira feminina, conhecida como as Yaras, ficou no Grupo B junto com Canadá, França e Fiji. Vale lembrar que o Brasil não conseguiu a classificação entre os homens.

A seleção feminina caiu em um grupo difícil, com promessa de grandes emoções. O Canadá foi medalhista de bronze nos Jogos do Rio-2016 e esta é a única chave sem um país estreante em Olimpíadas. As Yaras ficaram na nona posição no evento disputado em casa e precisam avançar às quartas de final para superar essa posição em Tóquio.

Brasil enfrenta Canadá, França e Fiji no rugby sevens feminino na Olimpíada Foto: Fotojump/CBRu

PUBLICIDADE

A França venceu todos os seus adversários para se classificar para Tóquio-2020 por meio da repescagem, disputada em Mônaco no início deste mês. O Brasil, por sua vez, se classificou graças a uma vitória de 28 a 15 sobre a Colômbia, nas Eliminatórias da América do Sul. E, por fim, Fiji venceu Papua Nova Guiné e se classificou pela Oceania.

"O anúncio de hoje (segunda-feira) marca uma etapa muito emocionante no caminho para Tóquio. Estes serão certamente Jogos Olímpicos únicos. O rugby sevens é uma das prioridades da World Rugby. E a inclusão do esporte pela primeira vez no Rio-2016 teve um efeito profundo, atraindo cerca de 30 milhões de novos fãs em todo o mundo. Tóquio será um excelente local para as equipes inspirarem o mundo com os valores fundamentais do rugby, de solidariedade, integridade e respeito", disse Alan Gilpin, presidente executivo da World Rugby.

Atual campeã olímpica, a Austrália ficou no Grupo C, junto com Estados Unidos, China e o anfitrião Japão. O Grupo A ficou com Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Quênia e a equipe do Comitê Olímpico Russo.

No masculino, Nova Zelândia, Austrália, Argentina e Coreia do Sul ficaram no Grupo A. No Grupo B foram sorteados Grã-Bretanha, Japão, Canadá e Fiji, atual campeão olímpico. África do Sul, Quênia, Irlanda e Estados Unidos integram o Grupo C.

O formato de disputa é o mesmo de cinco anos atrás. Os times jogam dentro dos grupos e os oito melhores times independentemente dos grupos avançam para a fase eliminatória. O torneio acontecerá entre os dias 26 e 31 de julho, no Tokyo Stadium.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.