CBAt convoca 35 atletas para camping de revezamentos no Rio

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta sexta-feira a convocação de 35 atletas para o primeiro camping de provas de pista do ano. Participam do treinamento, entre o próximo domingo e o sábado de carnaval, os 14 melhores do País nos 100m tanto no masculino quanto no feminino e sete meio-fundistas dos 400m no masculino. O Brasil tem vaga olímpica nos quatro revezamentos do atletismo.

Estadão Conteúdo

29 Janeiro 2016 | 14h45

Esses campings de treinamentos são pagos com recursos do Plano Brasil Medalhas, repassados pela Caixa, que patrocina o atletismo. Durante o período de treinamento, os atletas têm à disposição grande estrutura, com médicos, psicólogos, nutricionistos, fisioterapeutas e até massoterapeutas.

No revezamento 4x100m masculino, a equipe é liderada por Vitor Hugo dos Santos, de apenas 19 anos, que foi o melhor do País em 2015. A principal novidade, entretanto, é Paulo André de Oliveira, de apenas 17, que fechou o ano passado em quarto no ranking nacional. José Carlos Viana, o Codó, de 32, é o veterano do time. Só ele e Bruno Lins têm mais de 25 anos.

No feminino, três atletas têm índice individual dos 100m para o Rio-2016: Ana Cláudia Lemos, Rosângela Santos e Vitória Rosa. Além delas, foram convocadas outras 11 velocistas, incluindo jovens como Mirna Marques (19 anos) e Ana Carolina de Azevedo (17). A equipe será reforçada de Geisa Coutinho, já qualificada na Olimpíada para os 400m e que foi convocada pelos seus resultados nos 200m.

Por fim, o revezamento 4x400m masculino teve apenas sete atletas convocados. Hederson Estefani, líder do ranking brasileiro em 2015, e Anderson Henriques, finalista do Mundial de 2013, desfalcam o treinamento. Maykon Kennedy do Nascimento, de 18 anos, ganha uma chance.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.