CBDA garante participação de seleção olímpica de natação nos EUA e na Europa

Já convocada para os Jogos Olímpicos do Rio, a seleção brasileira de natação vai se dividir em duas em junho. Os atletas de provas mais rápidas vão para duas etapas do Mare Nostrum, principal circuito europeu. Os restantes participam da etapa de Santa Clara do Pro Swim, antigo GP, o expressivo circuito norte-americano.

Estadão Conteúdo

10 de maio de 2016 | 21h15

A participação chegou a ser colocada em dúvida por conta das dificuldades financeiras em um momento de crise no País. Mas, nesta terça-feira, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou a convocação e garantiu a participação do Brasil em Canet (França), entre 8 e 9 de junho, e em Barcelona (Espanha), de 11 a 12. O GP de Santa Clara será entre os dias 3 e 5.

A surpresa na convocação é a presença de André Pereira e Jheniffer Conceição. Os dois não foram oficialmente convocados para o Rio-2016 e só irão à Olimpíada se o Brasil conseguir vaga respectivamente no 4x200m livre masculino e no 4x100m medley feminino. Nos dois casos, precisa se manter entre os quatro primeiros de um ranking 2015/2016 que não computa os 12 primeiros do Mundial de Kazan (Rússia), já classificados.

O time que vai à Europa terá Daiene Dias, Daynara de Paula, Etiene Medeiros, Gabi Roncatto, Graciele Herrmann, Jessica Cavalheiro, Jheniffer Conceição, Joanna Maranhão, Larissa Oliveira, Manuella Lyrio, Felipe França, Guilherme Guido, Henrique Rodrigues, João Gomes Júnior, Nicolas Oliveira, Henrique Martins, Ítalo Duarte, Matheus Santana, André Pereira, Thiago Simon e Luiz Altamir Melo.

Já a equipe que estará nos EUA tem Leonardo de Deus, Brandonn Almeida, Miguel Valente, Kaio Marcio Almeida, Gabriel Santos, Tales Cerdeira, Thiago Pereira, Marcos Macedo e Natália de Luccas.

Da equipe que vai à Olimpíada não foram convocados Bruno Fratus, Marcelo Chierighini e João de Lucca. Os três são radicados nos Estados Unidos e regularmente participam do circuito local. Todos eles competem no próximo fim de semana. Os dois primeiros em Atlanta, e De Lucca em Charlotte. A tendência é que eles também estejam em Santa Clara.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.