Fabio Motta/Estadão
Fabio Motta/Estadão

Centro esportivo ao lado da Vila do Pan no Rio fica só no papel

Construção estava a cargo da prefeitura do Rio - ocupada por Cesar Maia na época

Marcio Dolzan /RIO, O Estado de S.Paulo

13 de julho de 2017 | 07h00

Não bastassem os problemas do terreno onde ficam os condomínios da Vila do Pan, uma promessa da época em que os apartamentos foram colocados à venda não foi cumprida: a construção de um centro esportivo no terreno ao lado, que é separado apenas pelo Arroio Fundo. 

Quando o projeto da Vila do Pan foi apresentado, o material de divulgação anunciava que os moradores teriam "um espaço perfeito para reunir os amigos, ter aulas de tênis e outros esportes, além de relaxar após as atividades físicas num delicioso barzinho". O texto enumerava tudo o que seria construído: "1 campo de futebol, 2 quadras polivalentes, 2 quadras de vôlei de areia, 3 quadras de tênis, pista de corrida, churrasqueira, bar e vestiários". A reportagem do Estado esteve no local na terça-feira e encontrou apenas uma área com vegetação.

"Por incrível que pareça, a estrutura esportiva da vila é zero", diz João Alexandre Gouvêa, que foi um dos primeiros moradores a chegar ao condomínio. "Por descompromisso das autoridades, especialmente da prefeitura, a gente deve ser a única Vila dos Atletas do mundo que não tem um único equipamento esportivo."

Entre os edifícios, há pequenas áreas para recreação das crianças, além de piscinas destinadas aos moradores. Quando o conjunto de prédios foi lançado, porém, a promessa era de que a estrutura para lazer seria bem maior. 

Pelo projeto original, duas pontes seriam construídas sobre o curso d’água do Arroio Fundo, ligando a Vila Pan-Americana aos equipamentos esportivos. O local não seria exclusivo dos moradores, sendo aberto à população em geral.

A construção estava a cargo da prefeitura do Rio. "Todas as obras de infraestrutura no entorno da Vila – ruas, iluminação, canalização e tratamento das águas do canal do Arroio Fundo – são de responsabilidade do poder público", afirmava o material de apresentação da Vila dos Atletas. O Estado não conseguiu contato com o ex-prefeito do Rio, Cesar Maia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.