MARCOS ARCOVERDE/ESTADÃO
MARCOS ARCOVERDE/ESTADÃO

COB pede que atletas visitem Espaço Time Brasil só depois de competir

Casa brasileira nos Jogos Olímpicos será inaugurada nesta quinta-feira, às 20h

Nathalia Garcia, enviada especial ao Rio, Estadão Conteúdo

04 de agosto de 2016 | 07h00

O Espaço Time Brasil abre as suas portas para os atletas nesta quinta-feira, às 20h. Mas a festa na véspera da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos implica restrições. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) recomenda que os esportistas frequentem o local só depois de competirem no Rio. A celebração está liberada assim que a missão for cumprida.

“É o momento de os atletas estarem focados. Uma vez encerrada a participação, eles podem vir quantas vezes quiserem, de acordo com a disponibilidade. A princípio, a gente coloca cinco acompanhantes para cada atleta. Quando ganhar medalha, a festa é dele e pode trazer mais gente”, explica Flávia Costalima, gerente de projetos do COB.

Ao som do Samba de Santa Clara, a inauguração reunirá diversos medalhistas olímpicos. Entre os confirmados estão Virna, Maurício e Fofão (vôlei), Pretinha (futebol), Ketleyn Quadros (judô), Ricardo, Adriana Behar e Shelda (vôlei de praia). Cerca de 500 convidados por noite são esperados na casa, localizada no estacionamento do Shopping Via Parque, na Barra da Tijuca.

A escolha do local levou em consideração a facilidade logística do deslocamento dos atletas da Vila Olímpica e do Parque Olímpico até o Espaço Time Brasil. O ambiente de pouco mais de 2 mil metros quadrados foi uma evolução do projeto desenvolvido nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho do ano passado. O planejamento para a Rio-2016 foi desenvolvido ao longo de dois anos.

“O teste em Toronto tinha outras proporções, foi justamente para a gente avaliar se dava certo. E os atletas adoraram. A gente recebia 100 pessoas em uma galeria (no Destilery District), um espaço para pouca gente. Quando os Jogos são fora do País têm menos familiares e amigos presentes. Aqui volume é maior”, conta.

As atrações musicais serão protagonizadas pelos padrinhos do Time Brasil. Shows de Preta Gil, Toni Garrido e Thiaguinho são nomes certos, e o Baile da Favorita é outro evento programado. A culinária também ganhará atenção especial. A chef Roberta Sudbrack fará o suddog, uma noite do Claude Troigros fazendo o ceviche especial.

Jogos de videogame e mesa de sinuca são outras opções de entretenimento. Os visitantes ainda podem experimentar os óculos interativos, com vídeos 360º de algumas modalidades – saltos ornamentais, ginástica artística e canoagem slalom. O sonho de subir ao pódio pode se tornar realidade, e agasalhos serão disponibilizados para fotos.

Na sexta-feira, a transmissão da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em um grande telão será a aposta do Espaço Time Brasil. Os familiares dos atletas, que não têm ingressos para ir ao Maracanã, foram convidados para acompanhar a festa. “A gente tem um lugar tranquilo e aconchegante para que eles possam receber amigos e familiares, para que a gente possa celebrar a participação e os resultados no Rio”, resume Costalima.

 

PARTICIPE

Quer saber tudo dos Jogos Olímpicos do Rio? Mande um WhatsApp para o número (11) 99371-2832 e passe a receber as principais notícias e informações sobre o maior evento esportivo do mundo através do aplicativo. Faça parte do time "Estadão Rio 2016" e convide seus amigos para participar também!

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.