Issei Kato/Reuters
Issei Kato/Reuters

COI anuncia mudança de data da maratona feminina dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Provas de maratona e marcha atlética serão disputadas na cidade de Sapporo, e não em Tóquio

Redação, Estadão Conteúdo

04 de dezembro de 2019 | 19h07

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira as datas e os detalhes da maratona e da marcha atlética das Olimpíadas de Tóquio, que foram transferidas da capital para Sapporo em razão do forte calor no verão japonês.

O COI e o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio informaram que as maratonas feminina e masculina serão disputadas, respectivamente, nos dias 8 e 9 de agosto, último fim de semana da Olimpíada.

As duas corridas começarão às 7 horas (horário local), mais tarde que os horários programados em Tóquio, onde a maratona feminina seria em 2 de agosto. Com a manutenção da disputa para o dia 9, a prova masculina mantém a tradição de fechar os Jogos.

Todas as provas de maratona e marcha atlética serão disputadas em um período de quatro dias consecutivos, de 6 a 9 de agosto para ajudar os técnicos e os atletas em Sapporo. O Sapporo Odori Park será a sede da marcha atlética, cujas provas possuem 20 e 50 quilômetros.

O COI anunciou no final de outubro a mudança do local das provas e surpreendeu o mundo esportivo com uma decisão que não foi discutida previamente com as autoridades locais. A alteração contrariou a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, que disse não estar convencida dos argumentos.

Os organizadores do evento sob o argumento de que tomaram a decisão de forma repentina em razão do que aconteceu no Mundial de Atletismo, em Doha, entre setembro e outubro, quando as altas temperaturas prejudicaram as performances dos atletas. Em Sapporo, que recebeu os Jogos Olímpicos de Inverno de 1972, os competidores devem encontrar "temperaturas significativamente mais baixas".

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.