
08 de maio de 2016 | 16h26
A Tocha Olímpica recomeçou por Uberaba, no Triângulo Mineiro, a cumprir o percurso de 2.700 quilômetros a ser cumprido em Minas Gerais até 16 de maio. No sábado, no primeiro dia no estado, a tocha passou por Araguari e Uberlândia.
Em Uberaba, estudantes e personalidades locais conduziram o fogo olímpico. Houve apresentações culturais como Folia de Reis e Catira. Durante intervalo da final da Copa Sul-Americana de Futsal, disputada entre Brasil e Argentina, a tocha foi conduzida dentro do ginásio pelo jogador Falcão, capitão da seleção brasileira.Por volta das 11h, a tocha seguiu em direção a Araxá, onde chegou pouco depois das 13h. Também na cidade, estudantes conduziram a tocha.
O grupo de capoeira do mestre Peruano e família tem 30 anos em Araxá e fez música p/ a passagem da #TochaOlímpica.https://t.co/ZcRd0TqHcb— Rio 2016 (@Rio2016) 8 de maio de 2016
O próximo município da fase mineira do percurso é Serra do Salitre. Em seguida Patrocínio e Patos de Minas. Ao todo a tocha passará por 32 municípios de Minas. As cidades foram escolhidas a partir de critérios turísticos e de importância econômica, histórica e cultural.
A chegada a Belo Horizonte está prevista para dia 14. Na cidade haverá disputa dos torneios olímpicos de futebol feminino e masculino. A despedida de Minas acontece em Muriaé, na Zona da Mata. Ao todo a tocha percorrerá 20 mil quilômetros por terra e 10 mil por via aérea passando por cerca de 300 cidades no Distrito Federal e por todos os estados brasileiros. À chegada ao Rio de Janeiro, para a abertura dos jogos, acontece em 04 de agosto.
Já recebi muitos nomes nessa vida: tocha, chama, fogo... só que me chamarem de TREM é novidade. Os mineiros são ❤ #ChamaOlimpica #ChamaEmMG— Chama Olímpica (@ChamaOlimpica) 8 de maio de 2016
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.