Reuters/Issei Kato
Reuters/Issei Kato

Coreia do Sul começa campanha no tae kwon do com ouro e bronze no Rio-2016

Sohui Kim vence nos 49kg feminino e Teahun Kim é bronze nos 58kg

Estadão Conteúdo

17 Agosto 2016 | 23h47

País onde surgiu o tae kwon do, a Coreia do Sul conquistou a primeira medalha de ouro da modalidade em disputa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira. O primeiro lugar veio com Sohui Kim na categoria até 49kg, no feminino. No mesmo dia, o país levou também um bronze, no masculino, com Taehun Kim.

No feminino, Sohui Kim derrotou a sérvia Tijana Bogdanovic numa equilibrada final pelo placar de 7 a 6. "Nunca imaginei que me tornaria uma campeã olímpica", disse a atleta de 22 anos, atual número 10 do ranking olímpico.

As medalhas de bronze da categoria foram para a tailandesa Panipak Wongpattanakit, atual número dois do ranking, e para Patimat Abakarova, do Azerbaijão. Iris Tang Sing, número seis do ranking olímpico, representou o Brasil na categoria, mas não foi longe. Mesmo cotada a medalha, foi eliminada nas quartas de final.

No masculino, a Coreia do Sul tinha o favorito Taehun Kim, segundo colocado do ranking, na disputa da categoria até 58kg. Porém, ele caiu na semifinal e teve que se contentar com o bronze. O dominicano Luisito Pie levou o outro bronze da categoria.

A medalha de ouro ficou com o chinês Shuai Zhao. Na decisão, o 11º colocado do ranking superou o tailandês Tawin Hanprab, 19º da mesma lista, por 6 a 4. O brasileiro Venilton Teixeira competiu nesta categoria, nesta quarta, mas também foi eliminado nas quartas de final, assim como Iris.

O Brasil ainda tem mais dois atletas por competir, ambos classificados por convite. Julia Vasconcelos, da categoria até 57kg, estreia na quinta-feira contra Suvi Mikkonen, da Finlândia. Maicon Siqueira só compete no sábado. Ele faz sua primeira luta diante de Stephen Lambdin, dos Estados Unidos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.