AP Photo/Carlos Osorio
AP Photo/Carlos Osorio

'Dream Team' feminino estreia com vitória, mas Senegal conquista torcida

Equipe dos EUA bate senegalesas por 65 pontos de diferença

Demétrio Vecchioli, Estadão Conteúdo

07 de agosto de 2016 | 13h50

Com apenas uma derrota nos últimos 32 anos em Jogos Olímpicos, a seleção norte-americana feminina de basquete começou muito bem a sua caminhada por mais uma medalha de ouro, que seria a sexta consecutiva. Enfrentou Senegal neste domingo, um time de nível técnico muito inferior, e conseguiu uma vitória por 65 pontos de diferença: 121 a 56.

O resultado chama atenção pelo placar elástico para uma partida de basquete feminino. Se as americanas estão acostumadas a passar da barreira de cem pontos, as senegalesas foram empurradas pela torcida para marcarem 56 pontos, sendo 35 deles no segundo tempo do jogo. Como comparação, a vitória da França sobre a Turquia, sábado, foi por 55 a 39.

Como tem feito em outros ginásios sempre que joga um time de um país africano contra uma equipe de expressão, a torcida brasileira ficou do lado das senegalesas na Arena da Juventude, em Deodoro. Vibrou a cada ponto, ignorou alguns "air ball" (quando a bola não bate nem no aro) e até emplacou um "eu acredito" quando o placar chegou à diferença de 50 pontos.

Contra um time tão mais fraco, a seleção norte-americana aproveitou para pegar ritmo de jogo. Todas as atletas entraram em quadra e jogaram pelo menos um quarto inteiro. Só uma atleta permaneceu mais tempo jogando do que descansando. Desta forma, sete norte-americanas passaram de dez pontos.

Os Estados Unidos estão no Grupo B e voltam a jogar na segunda-feira, contra a seleção espanhola, que assistiu o jogo da arquibancada. Depois, a equipe ainda enfrenta Sérvia, Canadá e China, em dias alternados, a partir de quarta-feira. O Brasil, que perdeu da Austrália no sábado, está no Grupo A. O time do técnico Antonio Carlos Barbosa volta à quadra na segunda, diante do Japão, também na Arena da Juventude.

PARTICIPE

Quer saber tudo dos Jogos Olímpicos do Rio? Mande um WhatsApp para o número (11) 99371-2832 e passe a receber as principais notícias e informações sobre o maior evento esportivo do mundo através do aplicativo. Faça parte do time "Estadão Rio 2016" e convide seus amigos para participar também!

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.