Em busca da 3ª medalha olímpica, Tiago Camilo estreia com vitória no judô

Brasileiro supera o sul-africano Zack Piontek por ippon

Estadão Conteúdo

10 de agosto de 2016 | 11h29

Tiago Camilo começou bem sua caminhada em busca da terceira medalha olímpica da carreira. O judoca tenta ser o primeiro brasileiro da modalidade a alcançar o feito e, para isso, contou com o apoio da torcida e venceu o sul-africano Zack Piontek na estreia da categoria até 90kg nesta quarta-feira pela manhã, no Rio.

Tiago tem longa experiência olímpica. Em Sydney-2000, com somente 18 anos, surpreendeu e faturou a prata. Oito anos mais tarde, era o grande favorito ao ouro em Pequim-2008, mas desta vez foi ele o surpreendido, caiu nas semifinais e teve que se contentar com o bronze.

Aos 34 anos, Tiago está longe do auge e ocupa somente a 21.ª colocação no ranking da categoria, mas mostrou toda sua experiência nesta quarta para vencer. Diante do número 23 do mundo, conseguiu um Yuko com somente 50 segundos de combate. Depois, levou o duelo sem grandes sustos até os segundos finais, quando surpreendeu Piontek com um golpe no último segundo que resultou em um ippon.

Com a vitória, Tiago garantiu vaga nas oitavas de final da categoria até 90kg, na qual terá pela frente outro judoca com ranking inferior ao dele. O brasileiro vai enfrentar Mammadali Mehdiyev, número 24 do mundo, do Azerbaijão, que passou na estreia pelo russo Kirill Denisov.

GREGO SE APOSENTA

Também na categoria até 90kg, o grego Ilias Iliadis, ouro em Atenas-2004 e bronze em Londres-2012, além de tricampeão mundial, foi surpreendido logo na estreia e caiu diante do chinês Xunzhao Cheng por ippon. Na saída do tatame, o judoca de somente 29 anos surpreendeu e anunciou a aposentadoria à reportagem do SporTV.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.