Em busca da 3ª medalha olímpica, Tiago Camilo estreia com vitória no judô

Brasileiro supera o sul-africano Zack Piontek por ippon

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Tiago Camilo começou bem sua caminhada em busca da terceira medalha olímpica da carreira. O judoca tenta ser o primeiro brasileiro da modalidade a alcançar o feito e, para isso, contou com o apoio da torcida e venceu o sul-africano Zack Piontek na estreia da categoria até 90kg nesta quarta-feira pela manhã, no Rio.

PUBLICIDADE

Tiago tem longa experiência olímpica. Em Sydney-2000, com somente 18 anos, surpreendeu e faturou a prata. Oito anos mais tarde, era o grande favorito ao ouro em Pequim-2008, mas desta vez foi ele o surpreendido, caiu nas semifinais e teve que se contentar com o bronze.

Aos 34 anos, Tiago está longe do auge e ocupa somente a 21.ª colocação no ranking da categoria, mas mostrou toda sua experiência nesta quarta para vencer. Diante do número 23 do mundo, conseguiu um Yuko com somente 50 segundos de combate. Depois, levou o duelo sem grandes sustos até os segundos finais, quando surpreendeu Piontek com um golpe no último segundo que resultou em um ippon.

Com a vitória, Tiago garantiu vaga nas oitavas de final da categoria até 90kg, na qual terá pela frente outro judoca com ranking inferior ao dele. O brasileiro vai enfrentar Mammadali Mehdiyev, número 24 do mundo, do Azerbaijão, que passou na estreia pelo russo Kirill Denisov.

GREGO SE APOSENTA Também na categoria até 90kg, o grego Ilias Iliadis, ouro em Atenas-2004 e bronze em Londres-2012, além de tricampeão mundial, foi surpreendido logo na estreia e caiu diante do chinês Xunzhao Cheng por ippon. Na saída do tatame, o judoca de somente 29 anos surpreendeu e anunciou a aposentadoria à reportagem do SporTV.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.