
03 de março de 2016 | 16h48
As espanholas Gemma Mengual e Ona Carbonell conquistaram nesta quinta-feira a medalha de ouro na prova de duetos do pré-olímpico de nado sincronizado que está sendo realizado no Rio de Janeiro desde quarta-feira. Na soma das provas de rotina técnica e rotina livre, elas obtiveram 181,7816 pontos. As italianas Linda Cerruti e Costanza Ferro foram vice-campeãs, com 176,0000. As francesas Laura Auge e Margaux Chretien ficaram em terceiro, com 172,1965.
O pré-olímpico definirá 16 das 24 vagas para o torneio olímpico de duetos. Já estavam classificados oito países: Brasil, Rússia, China, Austrália, Egito, Ucrânia, Japão e Canadá. As ocupantes das 16 vagas restantes só serão anunciadas oficialmente no domingo, após uma sessão de repescagem que não vai mudar o resultado do pódio.
Brasileira supera Missy Franklin em Orlando
Por mera questão burocrática, as três melhores duplas ainda não foram oficialmente confirmadas na Olimpíada, mas já concederam entrevistas como classificadas para o torneio.
"Estou muito contente com a classificação. Já somos medalhistas olímpicas de prata e queremos muito mudar para o ouro, mas sabemos que enfrentar a Rússia é muito difícil. Mas, na verdade, a felicidade será enorme se estivermos no pódio olímpico. Nossa coreografia nos Jogos será essa, e fala profundamente em nós porque é sobre o flamenco. Aprendemos a dançar o estilo e gostamos muito por fazer parte da tradição espanhola”, afirmou a espanhola Ona.
Nesta sexta-feira é dia de treinos, e a competição continua no sábado e domingo, com a disputa entre equipes. Do total de oito vagas, três estão em disputa. As demais serão ocupadas por Brasil, Rússia, China, Austrália e Egito.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.