Flavio Florido/ COB
Flavio Florido/ COB

Etiene Medeiros foca nos treinos em Portugal para Tóquio após ouro na Itália

Brasileira venceu os 50 metros costas no Troféu Internacional de Natação Sette Colli, na Itália

Redação, O Estado de S.Paulo

29 de junho de 2021 | 10h49

A nadadora Etiene Medeiros embarcou para Portugal, após competir entre sexta e domingo passado no 58.º Troféu Internacional de Natação Sette Colli, na Itália. Em Roma, a brasileira garantiu o ouro nos 50 metros costas, além de ter participado dos 50 e 100 metros livre, registrando o oitavo e o 21.º tempo em cada prova, respectivamente. Agora treina por três semanas em Rio Maior, antes de viajar para Tóquio, para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos, em julho.

O melhor resultado da nadadora no evento na Itália foi obtido logo no primeiro dia, quando venceu os 50 metros costas. Etiene cravou 27s78 e a vice-campeã Kira Toussaint, da Holanda, registrou 27s79. A italiana Constanza Cocconcelli completou o pódio, com o tempo de 27s92.

"Nos 50 metros costas fui muito bem e decidi a vitória no detalhe com a Kira. Registrei a 12.ª melhor performance da competição, ou seja, realmente bom", destacou Etiene. "Nas outras duas provas, os resultados foram os melhores possíveis neste momento", complementou a atleta do Sesi-SP.

"Além da Sette Colli ser uma excelente competição, com alto nível de participantes em questão de performance, tenho muito carinho pelo troféu e pelos italianos, que são muito receptivos. O clima é muito bacana e me sinto bem. Já são vários anos que sou convidada e sempre vou a Roma para o evento. Foi por causa do Sette Colli que conheci o Papa (Francisco) e pude tocar na mão dele, porque os vencedores tinham oportunidade de conhecê-lo. As recordações são as melhores", relembrou a brasileira.

Etiene já chegou a Portugal, onde treinará por três semanas no Centro Desportivo Rio Maior Sports Centre. Ela viaja para o Japão no dia 18 de julho, quando começa o período de aclimatação na Vila Olímpica, em Tóquio. O retorno para o Brasil está previsto para o início de agosto. A nadadora representará o Brasil no 50 metros livre e também no revezamento 4x100 metros livre feminino ao lado de Stephanie Balduccini, Ana Vieira e Larissa Oliveira.

Seu treinador, Fernando Vanzella, também avaliou os resultados. "É uma competição que a gente sempre gosta de participar, já tradicional no calendário da Etiene há alguns anos. Bacana voltar a competir neste nível antes dos Jogos. Os tempos ainda estão um pouco acima do que nós gostaríamos, mas agora entra a reta final em que podemos desenvolver bem nos treinos. Motivador passar por este estágio aqui na Itália, faltando quatro semanas para estrear na Olimpíada. Agora, mais do que nunca, foco em Tóquio", disse Vanza, como é conhecido.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.