David Gray/Reuters
David Gray/Reuters

Favorita, etíope perde sapatilha, mas se classifica para a final dos 3 mil metros

Organização da prova entendeu que a atleta foi prejudicada e classificou-a para a final

Gonçalo Junior e Nathalia Garcia - Enviados especiais ao Rio, O Estado de S. Paulo

13 de agosto de 2016 | 11h44

Jogos Olímpicos levam os atletas ao limite. A etíope Etenesh Diro viveu um drama no atletismo na manhã deste sábado, na prova dos 3.000 metros com obstáculos. Depois de liderar os primeiros 1.000 metros, ela ocupava a segunda posição quando teve o calcanhar pisado por uma das adversárias, que tropeçou. Algumas rivais caíram. Diro se levantou. Com a sapatilha do pé direito rasgada, tentou recolocá-la, não conseguiu, e decidiu tirar o calçado e seguir em frente descalça até cruzar a linha de chegada. Ela foi ovacionada pelo público, gerando muita emoção nas pessoas que estavam assistindo.

O choro transpareceu o sacrifício ao término da prova, e Etenesh Diro deixou a pista no Engenhão amparada por funcionários após recusar o auxílio da cadeira de rodas. Sua segunda bravura do dia: caminhou descalça para o departamento médico para receber atendimento. Estava em prantos, mas bem. A etíope contou com o apoio da torcida presente em bom número nas arquibancadas durante todo o percurso e foi aplaudida pelo seu esforço assim que desabou no chão.

Com os tempos registrados na temporada, Etenesh Diro teria facilmente se classificado. Ela terá mais uma chance, no entanto. O acidente fez a atleta registrar apenas 9min34s70 e terminar sua bateria em 7º lugar. Na classificação geral, ocupou a 24ª colocação. Os organizadores da prova, no entanto, decidiram que a atleta da Etiópia foi prejudicada pelas concorrentes e merecia estar na final da prova. Ela foi classificada, apesar do tempo, junto com outras duas atletas que também foram afetadas pelo incidente, Aisha Praught (JAM) e Sara Louise Treacy (IRL).

PARTICIPE

Quer saber tudo dos Jogos Olímpicos do Rio? Mande um WhatsApp para o número (11) 99371-2832 e passe a receber as principais notícias e informações sobre o maior evento esportivo do mundo através do aplicativo. Faça parte do time "Estadão Rio 2016" e convide seus amigos para participar também!

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.