Guadalupe Pardo/Reuters
Guadalupe Pardo/Reuters

Fernando Reis, do levantamento de peso, é suspenso provisoriamente por doping

Atleta é flagrado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem pela substância hormônio do crescimento. Ainda cabe o pedido de contraprova

Redação, O Estado de S.Paulo

16 de julho de 2021 | 22h10

Um dos candidatos do Brasil para levar a medalha de ouro nos Jogos de Tóquio, Fernando Reis  foi suspenso provisoriamente por doping às vésperas da competição. O atleta do levantamento de peso foi flagrado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, após testar positivo para o Hormônio do Crescimento. O anúncio foi feito nesta sexta-feira. 

"Foi encontrada a substância Hormônio do Crescimento, enquadrada no grupo S2, de Hormônios peptídicos, fatores de crescimento, substâncias relacionadas e miméticos, nas amostras coletadas", disse a Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP) em comunicado

Segundo a entidade, o resultado adverso ocorreu em um exame coletado pelo brasileiro no dia 11 de junho, fora do período de competições. O atleta embarcaria na próxima semana para o Japão. Sua participação está marcado para o dia 4 de agosto. 

Ainda de acordo com a CBLP, o pesista pode pedir contraprova, sob julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. Não há data definida para a análise da questão. 

Disputando na categoria pesado, Fernando Reis foi 5º colocado Rio-2016 e bronze no Mundial de 2018, além de ser o atual tricampeão dos Jogos Pan-Americanos e o 3º no ranking mundial entre os atletas que vão disputar no Japão. Na modalidade, o Brasil ainda terá como representantes em Tóquio as pesistas Jaqueline Ferreira e Nathasha Rosa. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.