Publicidade

Felipe Nascimento representará o Brasil no pentatlo no Rio-2016

Felipe Nascimento, de 22 anos, será o representante do Brasil na prova masculina de pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos do Rio. Nenhum brasileiro conseguiu a classificação por méritos próprios, restando a Felipe, melhor do País no ranking mundial, o direito de ficar com a vaga destinada ao país-sede.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Nesta quinta-feira, a última esperança era o Mundial de Pentatlo Moderno, que está sendo disputado em Moscou, na Rússia. Felipe Nascimento terminou numa discreta 80.ª colocação, entre 95 atletas que completaram a fase de classificação. O melhor brasileiro foi Danilo Fagundes, em 57.ª, mas numa classificação insuficiente para avançar no ranking mundial. Ninguém conseguiu vaga entre os 36 finalistas.

PUBLICIDADE

Com 80 pontos, metade deles adquiridos com o oitavo lugar no Campeonato Pan-Americano, em março, Felipe é o 48.º colocado do ranking olímpico. William Muinhos, que nem foi ao Mundial, ocupa a 79.ª colocação, enquanto Danilo Fagundes é o 124.º.

Diferente do caso de Yane Marques, candidata à medalha, Felipe tende a ser coadjuvante no Rio-2016. Ele participou das oito etapas de Copa do Mundo disputadas nos últimos dois anos, variando sempre entre o 45.º e o 80.º lugar. Em Mundiais, foi 85.º em 2014, 74.º no ano passado e 80.º agora.

Nos últimos 50 anos, o Brasil só teve um representante no pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos: Daniel dos Santos, 29.º colocado em Atenas, em 2004. Até 1964, por outro lado, 13 brasileiros estiveram em Olimpíadas.

O Mundial de Moscou continua nesta sexta-feira com a final feminina. Yane Marques será a única representante brasileira e defende a medalha de bronze conquistada no ano passado. Ela estará no Rio-2016 por méritos próprios.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.