PUBLICIDADE

Publicidade

Forças Armadas serão mantidas no Rio para a Paralimpíada

Ministro da Defesa, Raul Jungmann, faz avaliação positiva sobre a atuação dos 23 mil soldados nos Jogos

Por Clarice Cudischevitch
Atualização:

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que as Forças Armadas manterão na Paralimpíada, que começa em 7 de setembro, os 23 mil soldados que fizeram a segurança dos Jogos Olímpicos encerrados no domingo, 21.

Após um recesso, os militares começam a atuar novamente no dia 31 de agosto, quando acontece a abertura da Vila Paralímpica. Farão a segurança dos mesmos locais dos Jogos Olímpicos,como as vias expressas, o entorno dos aeroportos e pontos turísticos. Nesse período de recesso, menos agentes estarão nas ruas.

Raul Jungmann é o atual ministro da Defesa Foto: Marcelo Camargo|Divulgação

PUBLICIDADE

Jungmann considerou positiva a atuação das Forças Armadas nos Jogos Olímpicos. "Não tivemos nenhuma crise na defesa ou segurança", afirmou. Ele destacou que foi considerada a ocorrência de apenas dois incidentes: o do objeto lançado contra um ônibus que transportava jornalistas, na Transolímpica, e o projétil que atingiu o centro de mídia em Deodoro.

Segundo Jungmann, o caso do soldado Hélio Vieria, da Força Nacional de Segurança, que morreu dias após ser baleado porque o carro em que estava entrou por engano na Vila do João, no Complexo da Maré, foi uma ocorrência policial. "É um caso que está relacionado a um problema do Rio de Janeiro e do Brasil", afirmou.

Durante a Olimpíada, foram registradas 78 ocorrências de apreensão de material suspeito, abandonado em diferentes pontos de todo o País, metade delas no Rio. Também foram interceptadas 29 aeronaves - quatro tiveram que alterar a rota -, e 2.796 embarcações foram abordadas, com a apreensão de 83 delas. Os casos, no entanto, foram considerados sem gravidade.

PARTICIPE

Quer saber tudo dos Jogos Olímpicos do Rio? Mande um WhatsApp para o número (11) 99371-2832 e passe a receber as principais notícias e informações sobre o maior evento esportivo do mundo através do aplicativo. Faça parte do time "Estadão Rio 2016" e convide seus amigos para participar também!

Publicidade