Issei Kato/Reuters
Issei Kato/Reuters

Guilherme Toldo vence campeão mundial e vai às oitavas de final no florete

Brasileiro surpreende e vence de virada em novo confronto disputadíssimo

Agência Estado, Estadão Conteúdo

07 de agosto de 2016 | 10h38

O brasileiro Guilherme Toldo conseguiu uma vitória de peso na disputa masculina do florete individual nos Jogos Olímpicos do Rio. Neste domingo, pela segunda fase, ele superou o japonês Yuki Ota, o atual campeão mundial, por 15 a 13 na Arena Carioca 3, conquistando a classificação para as oitavas de final.

Ota possui um currículo extenso, com a conquista de um título mundial, em 2015, e um bronze em 2010. Além disso, possui duas medalhas olímpicas, sendo uma delas a prata em Pequim-2008. E é o segundo colocado no ranking mundial. Neste sábado, porém, perdeu para Toldo, que ocupa a 66ª colocação no ranking da Federação Internacional de Esgrima.

Toldo fez um duelo equilibrado com Ota, fechando o primeiro período em vantagem de 12 a 10. Depois, ele levou a virada do japonês, que passou a liderar o marcador por 13 a 12. O brasileiro, porém, fez três pontos seguidos para conseguir um triunfo inesperado no Rio-2016.

Enquanto Ota ficou de bye na primeira fase do florete na Olimpíada, Toldo estreou com vitória, sobre o austríaco René Pranz, por 15 a 14. Embalado, assegurou o segundo triunfo e a passagem às oitavas de final. Seu rival vai sair do jogo entre Cheung Ka Long, de Hong Kong, e Heo Jun, da Coreia do Sul.

Também neste domingo, Henrique Marques foi eliminado logo na primeira rodada da Olimpíada, com a derrota para o egípcio Mohamed Essam. A esgrima brasileira também conta na disputa do florete individual com Ghislain Perrier. O medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, vai estrear já na segunda fase, contra o chinês Jianfei Ma. Seu adversário foi medalhista de prata no Mundial de 2014. O jogo está previsto para ocorrer às 12h30, uma hora depois do próximo de Guilherme Toldo.

 

PARTICIPE

Quer saber tudo dos Jogos Olímpicos do Rio? Mande um WhatsApp para o número (11) 99371-2832 e passe a receber as principais notícias e informações sobre o maior evento esportivo do mundo através do aplicativo. Faça parte do time "Estadão Rio 2016" e convide seus amigos para participar também!

Tudo o que sabemos sobre:
OlimpíadaHong KongMohamed

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.