Pilar Olivares/Reuters
Pilar Olivares/Reuters

Hugo Parisi é 16º e fica fora da final da plataforma 10m dos saltos ornamentais

Brasileiro não conseguiu ficar entre os 12 melhores classificados

Demétrio Vecchioli, enviado especial ao Rio, Estadão Conteúdo

20 de agosto de 2016 | 13h10

Aos 32 anos, Hugo Parisi encerrou neste sábado a participação na sua quarta e, provavelmente, última olimpíada. O saltador brasileiro ficou no 16.º lugar nas semifinais da plataforma 10m dos saltos ornamentais e não conseguiu vaga entre os 12 que avançaram à final nos Jogos do Rio. A classificação foi pior do que na fase anterior, na sexta-feira, quando foi o 13.º.

Hugo faz parte da "velha geração" do Brasil nos saltos ornamentais, junto com Cassius Duran (já aposentado), Cesar Castro e Juliana Veloso. Só eles estiveram em todas as olimpíadas desde os Jogos Olímpicos de Sydney-2000 até aqui. No Rio, com as vagas oferecidas ao país-sede em todas as provas sincronizadas, o time veio maior. Além de Cesar, Hugo e Juliana, também Ingrid Oliveira, na plataforma, conseguiu vaga individual.

Hugo já havia competido com Jackson Rondinelli na plataforma sincronizada, terminando no oitavo e último lugar. O foco do veterano estava no individual, na qual conseguiu o melhor resultado da carreira. Até então, esse posto pertencia ao 19.º lugar em Pequim. Ele também foi 30.º em Londres e 32.º em Atenas.

Na semifinal deste sábado, Hugo voltou a errar o primeiro dos seis saltos, recebendo uma das menores notas da competição: 57,60 pontos. Ele depois voltou a saltar mal na terceira apresentação, mas alcançou acima de 70 pontos em três rodadas. Terminou com 417,15 pontos, também seu melhor resultado em grandes competições.

A grande decepção da semifinal foi a eliminação precoce do britânico Tom Daley, bronze no último Mundial e também nos Jogos de Londres, em 2012, e maior estrela da modalidade. Ele fez uma semifinal inconstante e, da mesma forma que tirou um 91,80, terminou sua participação com um 50,40. Ficou no 18.º e último lugar.

PARTICIPE

Quer saber tudo dos Jogos Olímpicos do Rio? Mande um WhatsApp para o número (11) 99371-2832 e passe a receber as principais notícias e informações sobre o maior evento esportivo do mundo através do aplicativo. Faça parte do time "Estadão Rio 2016" e convide seus amigos para participar também!

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.